Guerra cambial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra Cambial

Milton Tadeu Santos Barboza– RA (5686623)

Passada a crise financeira que atingiu inúmeros países, iniciada pela quebra da instituição norte-americana Lehmann Brothers no final de2008, muitos pontos ainda contribuem para uma modesta recuperação da economia mundial. A “Guerra Cambial” vem sendo apontada um dos fatores essenciais para que alguns países como EUA, Espanha,Portugal, e também alguns dos chamados emergentes como México, África do Sul e Rússia, retomem a capacidade de produção e crescimento a que vinham tendo ate o fatídico episodio.

Pouco afetados pela criseChina e Brasil despontam em um cenário apoiados num consumo interno elevado, exportações, tanto de matérias primas como produtos finalizados para o consumo. Porem, baseados em fatos, o governobrasileiro vem adotando politicas contra o protecionismo de alguns países, a exemplo da China que não tem um sistema de câmbio regulado pelo mercado igualmente as outras economias mundiais, para barrarinvestidores estrangeiros que estão interessados nas altas taxas de juros que o país pratica, e que para alguns economistas, só é tão elevada, pois o governo precisa desse excedente para custear o altogasto publico interno que o mesmo pratica.

A China vem sendo duramente criticada por manter a sua moeda local com um valor demasiado fora da realidade. Sendo a maior economia mundial e o maior credorde títulos públicos americanos e também um grande exportador de matérias primas e importador de produtos finais, já para o consumo imediato, na teoria e logica o país tenderia a ter uma moeda forte evalorizada, mas isso não é o que vem acontecendo. Lá o governo é quem dita às regras para o câmbio atuando de acordo com sua politica interna que privilegia as exportações, pois com uma moeda não tãovalorizada, seus produtos se tornam competitivos e muito mais atraentes que os demais países. Além disso, os outros países, Brasil e EUA especificamente, com suas moedas mais valorizadas, exportam...
tracking img