Guerra cambial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Qual a política cambial dos EUA e China? Existe alguma diferença significativa entre as duas políticas?
EUA:
China: Na China, o câmbio é fixo. Ao contrário das outras grandes economias doplaneta, o valor da moeda não varia de acordo com a oferta e procura. O governo estipula a cotação e só permite valorização mínima. Isso impede que a moeda do país se valorize no mesmo ritmo das outras emrelação ao dólar.
2. Qual foi o fato qeu iniciou essa rodade de discussões sobre a GUERRA CAMBIAL?
A origem da disputa pelo câmbio está na desvalorização contínua do dólar frente às moedas locais.Segundo economistas, os Estados Unidos estão "inundando" o mundo com dólares para fazer frente aos efeitos da crise mundial e o excesso da moeda faz com que ela perca valor. Só no dia 3 de novembro, osEUA anunciaram a injeção de mais U$$ 600 bilhões. Essa desvalorização prejudica as exportações dos demais países, que vêem seus produtos se tornarem mais caros no mercado externo. A reação vem naforma de medidas unilaterais.
O mundo que aprovou o crescimento chinês agora pede para que o país deixe a moeda valorizar, pare de poupar e consuma mais para ajudar a crise mundial para trás.
OsEstados Unidos criticam a China por manter sua moeda artificialmente desvalorizada como forma de turbinar suas exportações. A China critica os Estados Unidos por injetar bilhões de dólares no mercado comoforma de estimular artificialmente uma economia ainda em recuperação. E ambos têm razão: o déficit americano e o superávit chinês, ambos monumentais, são os dois lados da principal trincheira desta'guerra cambial'. Este desequilíbrio está na origem das pressões sobre as moedas mundo afora.
3. Em que as políticas adotadas pelos EUA e China interferem nas exportações/ importações brasileiras?
Odólar desvalorizado prejudica as exportações dos países, porque torna seus produtos mais caros no mercado internacional. Ao mesmo tempo, torna as importações mais baratas, enfraquecendo também as...
tracking img