Gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Intervenção em Campo de Estágio de Serviço Social:
Gravidez na Adolescência e Suas Consequências

APRESENTAÇÃO:
Este projeto de intervenção – Gravidez na Adolescência e suas Conseqüências - configura avaliação primordial da disciplina de Estágio em Serviço Social II. O campo de estágio de onde partirá a proposta de intervenção é o CRAS. O alvo não deve ser somente aquestão da gravidez na fase de desenvolvimento humano, ou melhor, na adolescência torna-se considerável abordar também suas conseqüências e ainda a mobilização não só das adolescentes em situação de risco e sim todo o publico que tenha interesse em tornar amplo o conhecimento do assunto que será colocado em discussão.
Sob a supervisão de Anna Christina, o presente projeto conseguesuprir o desejo, de contemplar as adolescente e demais pessoas interessadas com amplos conhecimentos adquiridas por meios de pesquisas, compartilhando dessa forma pontos importantes da questão.
Vale ressaltar que o impasse maior nessa fase de transição, talvez esteja em algumas práticas atuais, como: atividade sexual precoce, pouco conhecimento sobre as possíveis conseqüências e uso doscontraceptivos, descrédito do adolescente em aceitar que o inicio precoce das atividades sexuais pode acarretar uma gravidez e risco para o aparecimento de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS sendo essas algumas das tantas conseqüências enfrentadas pelas adolescentes.
1. JUSTIFICATIVA:

A adolescência é considerada um fenômeno específico do desenvolvimento humano. É umperíodo confuso e de contradições onde o adolescente vive novas experiências, reformula seus pensamentos, sentimentos e expectativas e transforma gradativamente a sua auto-estima infantil.
em visitas a varias comunidades do município percebemos que algumas adolescentes enfrentam com muita dificuldade a problemática da gravidez. Assim, pretende-se com o presente trabalho intervir com atividadesespecíficas para que a gestação neste período possa ser observada não apenas como um episódio, mas como um processo dinâmico, inserido numa fase da vida de profundas transformações e que fatores como distanciamento dos amigos, desenvolvimento pessoal retardado, possibilidade de estabilidade conjugal frágil e tendência a perpetuação de pobreza, inevitavelmente provocam desordens sociais e psicológicasbastante visíveis.

2. OBJETIVO GERAL:
• Reduzir a médio e longo prazo o atual índice de Gravidez na Adolescência no Município de Medeiros Neto.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Realizar levantamento de dados de adolescentes grávidas no município;
• Promover nas adolescentes formas de conduta responsável no que se refere ao sexo seguro e ao adiamento da idade do iníciodas atividades sexuais;
• Gerar informações aos adolescentes sobre sexualidade, prevenção da gravidez precoce e DSTs;
• Realizar pesquisas sobre o tema Gravidez na Adolescência nas comunidades, instituições Religiosa, Escolas e Grupos de Adolescentes, com a finalidade de levantar indicadores sobre o tema em questão.
4. Público-alvo

Constituem público-alvo direto, asadolescentes entre 12 e 18 anos, estudantes da comunidade pesquisada, familiares das adolescentes;

Também consideram-se público-alvo do projeto lideres comunitários e religiosos, conselheiros, membros de associações/instituições, que contribuem com processo de desenvolvimento do municípios através de ações desenvolvidas na comunidade.

O público-alvo indireto são cidadãos interessado na questãoabordada.

5. Meta

Com este projeto, tenta-se ampliar os conhecimentos inerentes ao tema em questão da maior quantidade possível de adolescentes. Leva-se em consideração o fato de que participarão ainda mães da com casos de adolescente em estado de gestação.

Dentre as adolescentes e demais participantes em media 80 pessoas, a meta de abrangência é de 70%, o que representaria 30%,...
tracking img