As novas tecnologias e seus impactos na comunicação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DAS
NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
Marimar M. Stahl *
“A informação é horizontal, o conhecimento é estruturado e hierarquizado, a sabedoria é organísmica e flexível.”
(Yi-Fu Tuan)

Durante as últimas décadas, o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação assumiu um ritmo semprecrescente, imprimindo à sociedade novos rumos, não só tecnológicos, mas também sócio-econômico-culturais.
Não parece haver dúvidas que essas tecnologias são fundamentais para a sobrevivência de nossa sociedade cada vez mais complexa, e que, desde a invenção da escrita e da imprensa, nada tem causado tanto impacto social e estimulado tantas mudanças no mundo.
Estamos testemunhando o desenvolvimentode uma capacidade até agora não imaginada de ampliar o intelecto humano. O homem tem uma capacidade singular de armazenar informações e utilizá-las para seu progresso e bem-estar. A tecnologia da sociedade de informação amplia essa capacidade humana bem além de qualquer nível julgado possível há um quarto de século, colocando conhecimentos à disposição dos que necessitam, quando necessitam e ondequer que estejam. (Rankine, 1987)
Em uma sociedade cada vez mais rica em informação, o conteúdo de muitos, talvez da maioria dos empregos daqui a uma geração é hoje desconhecida, e como afirma Cleveland (1985, p.18):
"Haverá mais trabalhos de ‘informação e serviços’, e proporcionalmente menos trabalho de ‘produção’ a serem feitos. As máquinas irão consumir rotinas e tarefas repetitivas; ostrabalhos deixados para as pessoas exigirão mais e mais trabalho mental, e mais habilidade em relações pessoais, para as quais as máquinas não servem.”

Para Sculley (1989) hoje, e cada vez mais, nós somos um "nó" de uma rede que se estende por todo o planeta, fazendo surgir a necessidade de encontrar novas formas de relacionamento e de criar novos valores para o mundo. As redes de telecomunicaçõespossibilitam criar e manter grupos de pessoas separadas em tempo e espaço formando verdadeiras “comunidades eletrônicas”.
A importância da apropriação das novas tecnologias por todos, é que permitirá a atuação profissional na atual cultura tecnológica, hoje acessível apenas a poucos. É evidente que esse acesso à sociedade da informação dependerá da disponibilidade de formas de comunicação, de altaqualidade, rápidas e de baixo custo, o que parece ainda um pouco distante de nossa realidade.
Cleveland (1985, p.15) prevê que:
“No final do século, algo como 2/3 de todo trabalho será trabalho de informação. Se informação (dados organizados, refinados em conhecimento e combinados com sabedoria), é agora nosso ‘recurso fundamental’ - como descreve Peter Drucker - o que isso prenuncia para acidadania e para a educação dos cidadãos?”

As novas tecnologias da informação estão afetando muitas áreas da sociedade, e isto significa um novo contexto para a educação, tanto social quanto tecnológico.
Existe um potencial de inovações tecnológicas capazes de afetar profundamente a organização dos sistemas educacionais, e o próprio processo ensino-aprendizagem, em termos de conteúdo eorganização social da aprendizagem, habilidades de pensamento e papéis de professores e alunos.
Mason (1995) considera que nossas vidas estão saturadas de informação e tecnologia, com impactos na educação de três formas significativas:
• o aumento da disponibilidade da informação requer novas estratégias de pesquisa
• a aprendizagem sobre tecnologia deve ser integrada ao currículo
• aprender a usartecnologia para aprender envolve novas habilidades metacognitivas

Os estudantes de hoje terão que seguir carreiras que mudarão radicalmente em pouco tempo, e terão que ter grande flexibilidade para se transferir de um emprego para outro, e de uma organização para outra.
Na era da informação, a experiência educacional diversificada será a base fundamental para o sucesso; o que os estudantes...
tracking img