Gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Desde muito tempo atrás assuntos relativos à sexualidade sempre geraram muitas discussões. Diferentes parâmetros desse assunto foram focalizados por filósofos, durante a Antiguidade, por representantes da Igreja, durante a Idade Média e, por cientistas, a partir da Modernidade, sendo que em cada época, diferentes perspectivas e opiniões se revelavam (JESUS, 1999).
A importânciadeste assunto é explicada por seu próprio contexto, o qual não é restrito a aspectos individuais e biológicos, mas representa um tema social. Nesse sentido, em tempos de grande incidência das DSTs/AIDS, a adoção de práticas de educação/orientação sexual constitui ferramenta de promoção da saúde.

2. Problema
O problema a ser trabalhado no presente trabalho envolve t4.Objetivos

Geral
O presente estudo teve por objetivo conhecer as fontes pelas quais os adolescentes recebem orientação sobre as DSTs/AIDS, bem como as fontes que os mesmos reivindicam orientação.

Específicos
• Despertar o interesse dos jovens pela busca da orientação sexual;
• Demonstrar que através da orientação é possível prevenir as DSTs/AIDS.

5. Justificativa

Acrescente necessidade de informações entre os jovens é um indício de que a temática de educação/orientação sexual deve ser trabalhada pela família e pela escola, as quais constituem relações sociais mais duradouras. A integração pais/adolescentes/escola pode tornar as ações mais eficazes e formar jovens mais conscientes das práticas que previnem o contágio com as DSTs/AIDS (JESUS, 1999).
Astransformações no contexto da vivência da sexualidade e de suas implicações para a saúde aumentaram as preocupações dos pais com relação à educação/orientação dos filhos. Contudo, os pais se encontram despreparados para sanar as dúvidas de seus filhos quanto à sexualidade, incluindo o que diz respeito às DSTs/AIDS. Esta situação é decorrente da própria formação, repleta de repressões, que a maioria dospais vivenciou em sua época e, que hoje se reflete em inseguranças frente aos questionamentos dos filhos. As marcas de uma educação/orientação sexual repressora se refletem na omissão de muitos pais e, consequentemente, na desinformação de seus filhos. A atividade preconceituosa, repressiva e intolerante de muitos pais, pode ser responsável pela ignorância dos jovens em relação aos riscos deaquisição de doenças durante o intercurso sexual.
A dificuldade encontrada pelos pais no que concerne à discussão com seus filhos sobre o assunto DSTs/AIDS conduziu a escola a assumir parte dessa responsabilidade. A escola representa um espaço social significativo para onde o adolescente pode levar suas experiências de vida, suas curiosidades, fantasias, dúvidas e inquietações sobre a sexualidade.Enquanto espaço formal, a escola constitui um dos melhores lugares para o fornecimento de informações relativas à saúde sexual. Assim, cabe a esta entidade o papel de complementar as orientações que os adolescentes receberam (ou deveriam ter recebido) dos pais, fornecendo explicações mais completas e aprofundadas, bem como corrigindo possíveis distorções.
Embora o tema saúde sexual faça parte doconteúdo programático das escolas, nem sempre o conhecimento e o método adotado para sua abordagem proporcionam resultados satisfatórios em termos de esclarecimento. Na maioria das vezes, as questões sobre as DSTs/AIDS são abordadas somente sob os aspectos das alterações morfofisiológicas e das complicações para a saúde. Além disso, as formas de prevenção normalmente não são discutidas com osadolescentes, mas apenas transmitidas na forma de listas de condutas a serem seguidas.
Em vista da importância demográfica dos adolescentes, a saúde dessa parcela da população merece uma atenção especial. Entretanto, como os adolescentes constituem um grupo heterogêneo, seus interesses não são satisfeitos pelos serviços de saúde comuns às outras faixas etárias. Daí, a necessidade do desenvolvimento de...
tracking img