Gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO PREVINA

Grupo responsável

Wagner Prazeres dos Santos H. Cristiano Machado/FHEMIG
Montserrat Zapico Alonso Centro de Saúde Mental Infantil
Maria das Graças Ferreira Hoenhe Pastoral da Criança de Sabará
Sônia Maria Serufo Secretaria Municipal de Saúde
Isabel Carlos de Barros Secretaria Municipal da Educação
Lusinete Lima Soares Barbosa Secretaria Municipal deSaúde
Jeferson Antônio Reis Secretaria M. de Assistência Social
Elaine Kazueke Henrique Secretário M. Assistência Social – PETI
Rosangela Pereira de Souza Secretaria Municipal da Saúde

1 . Justificativa

No Brasil a alta taxa de gravidez não planejada, observada em adolescentes na faixa etária de 12 a 19 anos, tem-se traduzido em um grave problema de saúde pública (Camarano, 1998;Aquino et al., 2003) e oportunizado uma série de conseqüências psicossociais e biológicas para o adolescente: interrupção dos estudos, aumento de DST/Aids, desemprego e dificuldade de retornar ao trabalho, interrupção de relações sociais, complicações familiares, afastamento dos amigos, baixa auto-estima, complicações com aborto espontâneo, anemia, partos prematuros e alta incidência de cesária.Quanto aos métodos contraceptivos, estudos têm demonstrado que embora os adolescentes afirmam conhecer pelo menos um método, “seu uso tem-se revelado de pequena magnitude e de modo irregular” além do que eles apresentam várias crenças errôneas sobre gravidez (Béria, 1998).

Segundo o SINASC (2000) a taxa de gravidez na adolescência no município de Sabará é de 19,8% e a população feminina domunicípio com idade de 10 a 14 anos e de 15 a 19 é estimada em 6.618 e 6.083, respectivamente, totalizando 12.701 adolescentes. De acordo com o Ministério da Saúde uma taxa de 15% de gravidez na adolescência é aceitável para a realidade brasileira.

Considerando esta realidade, o presente projeto de intervenção, apresentado pela “Rede Colaborativa de Sabará”, busca reduzir os índices deocorrência de gravidez precoce na população juvenil, através de uma ampla participação dos diferentes parceiros da própria Rede e de outras entidades da sociedade organizada.

Características do Município de Sabará

O Município de Sabará integra a rede Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e está há 23Km da Capital. Estima-se que em 2004 sua população é de 125.736 habitantes (IBGE), sendo 97,62%residentes da zona urbana e 2,28% da zona rural.

Em sua base econômica predomina o setor industrial com produtos de siderurgia, mineral não metálico, mecânica e produtos alimentícios/laticínios. As atividades do setor primário predominam o cultivo do tomate e bananas além das atividades da pecuária leiteira. No setor secundário sobressai a exploração de minério de ferro, ouro, granito-gnaisse,areia e cascalho.

O Município organiza-se em uma área de 304,4 Km², com uma sede político-administrativa e mais 71 bairros e localidades. Conta com um total de 49 escolas, sendo 24 municipais (ensino fundamenal), 16 estaduais (ensino fundamental e médio) e 9 particulares (ensino fundamental), além de duas faculdades particulares.

Quanto à estrutura de saúde pública, existem no município 13Unidades Básicas de Saúde, 2 postos de atendimento odontológico e 2 centros de saúde mental (infanto-juvenil e adulto) e 2 hospitais, um estadual e outro filantrópico.

II – Objetivo Geral

Reduzir a taxa de gravidez não planejada na população adolescente da cidade de Sabará.

III – Objetivos Específicos

1. Ampliar e otimizar a assistência e acompanhamento do pré-natal de adolescentes deforma descentralizada nas Unidades Básicas de Saúde;
2. Diminuir as ocorrências das segundas e/ou terceiras gravidezes;
3. Ampliar o acesso às informações sobre sexualidade e processo de gestação;
4. Ampliar o acesso aos diferentes métodos contraceptivos e seu adequado manejo;
5. Reduzir as intercorrências médicas da saúde materno-infantil (mortalidade infantil, materna, desnutrição);
6....
tracking img