Grande incendio em londres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GRANDE INCÊNDIO
Em 1666 ocorreu o Grande incêndio de Londres que varreu as partes centrais da cidade durante cinco dias. O incêndio teve início no domingo, em uma padaria em Pudding Lane e na terça feira destruiu a Catedral de St. Paul. O fogo destruiu muitas áreas da cidade de Londres, como alfândegas, seis prisões, 44 tabernas e mais de 87 igrejas, sendo uma delas a Catedral de St. Paul, ondeo fogo destruiu o telhado e grande parte da cantaria. Apenas um quarto da cidade não foi devastado. Apenas uma semana após o incêndio Wren apresentou seu projeto para Carlos II para levantar as cinzas da nova Londres (ZABALBEASCOA, MARCOS, 2002).
PROJETO PÓS INCÊNDIO
Após o retorno da visita de Christopher Wren a França, os ingleses estavam começando a discutir sobre a reconstrução e ampliaçãoda Catedral de St. Paul. Wren tinha como objetivo principal refazer o templo, mas no meio das discuções entre o derrubamento e a reconstrução da Catedral, aconteceu em Londres o grande incêndio que devastou toda a cidade (ZABALBEASCOA, MARCOS, 2002).
Em seguida do incêndio, Wren foi nomeado o arquiteto da coroa por Carlos II. Com esta nomeação ele resolveu demolir a estrutura anterior daCatedral St. Paul, pois esta já estava muito abalada para suportar a grande cúpula. Em seguida de muitas recusas sobre seu novo projeto para a igreja, Wren finalmente conseguiu a aprovação do rei e de historiadores envolvidos na reforma, com um projeto mais modesto e menos ambicioso que as propostas anteriores. Este seria o do formato da planta em cruz latina, mais utilizado na Inglaterra que a cruzgrega que foi apresentada nas suas propostas anteriores (ZABALBEASCOA, MARCOS, 2002).
“St. Paul’s Cathedral embora aparentemente muito mais um monumento ao classicismo, é, na verdade, assim como o Dôme des Invalides, uma mescla de clássico e barroco. O domo de St. Paul, um dos mais perfeitos do mundo, é, de fato, clássico” (PEVSNER, 2002, p. 332).
Segundo Pevsner (2002), o estilo de Wren emsuas catedrais, não é considerada menos clássica, e sim uma versão barroca do classicismo.


Planta em formato de Cruz Latina
Segundo Fletcher (1950), o interior da catedral tem o comprimento de aproximadamente 142 metros incluindo o arco, e a largura aproximadamente 31 metros incluindo o corredor, e a área total aproximam-se de 5946 m². Wren dividiu o peso da estrutura, fazendo com que acripta sólida e o vazio fossem aproximadamente iguais, resultando em um grande espaço central nos corredores apropriados para a realização de grandes reuniões, como na Catedral Ely, coroada por um domo pintado por Sir James Thornhill, um altar e a nave dividida em três espaços: transeptos norte e sul com pórticos semicirculares, e o pórtico oeste projetado de colunas acopladas. O espaço oeste da naveé , ao contrário dos outros espaços, quadrado na planta e é rodeado por capelas que são projetadas externamente. Nesse espaço estão contidas colunas acopladas que suportam os arcos laterais pelos quais ao norte pode ser vista a capela de Saint Dunstan. “ Os pilares situados em diagonal são escavados dentro de nichos colossais”( PEVSNER, 2002, p.334). Os pilares da nave são afrontados compilastras coríntias, e a nave é coroada por domos projetados em forma de discos com aproximadamente 28 metros de altura, abaixo dos quais existem as janelas, que são apenas vistas pelo interior da Catedral, nas abóbodas. O altar é enriquecido com pequenos compartimentos, uma caixa de órgão construída por Grinling Gibbons e portões de ferro. As abóbodas foram decoradas por Sir William Richmond com mosaicosde vidro colorido. O domo e seu suporte apresentam um complicado problema estrutural. O domo é suportado em 8 pilares, e tem 34 metros aproximadamente de diâmetro na base alta do tambor, no nível da galeria do sussurro, diminuindo para 31 metros no topo do tambor, que é feito com uma tripla construção: o domo interno de tijolo, com espessura de aproximadamente 46 cm e altura por volta de 65...
tracking img