Norman foster

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UMC – UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
Arquitetura e Urbanismo
(DISCIPLINA)







NORMAN FOSTER


(Nomes dos alunos)







Mogi das Cruzes – SP
(2012)





VIDA E OBRAS DE
NORMAN FOSTER








Trabalho direcionado ao programa de
Graduação em Arquitetura e Urbanismo da
Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)
como parte dos requisitos para obtenção denota.



Área de concentração
(Disciplina)


Orientadora
(Nome da professora)







SUMÁRIO

Introdução ________________________________________________________1
Biografia ________________________________________________________2
Obras de Norman Foster_____________________________________________ 3
Obras notáveis _____________________________________________________4Considerações finais_________________________________________________11
Bibliografia ________________________________________________________12




























INTRODUÇÃO

Norman Robert Foster, Barão do Tâmisa OM, RIBA (Stockport, 1 de junho de 1935) é um renomado arquiteto inglês, conhecido mundialmente pelo seu estilo ousado de desenhar prédiosimportantes, principalmente na Europa e na Ásia, e por sua preocupação com o meio ambiente.
Discípulo de James Stirling e bandeira do pós-modernismo na arquitetura, Foster é um dos arquitetos britânicos mais prestigiados e influentes correntes. Em 1985 ele criou o Banco de Hong Kong, o maior edifício do mundo, o Custo Econômico.EENM também no Projeto Multimédia e do Centro de Arte Contemporânea,todas inspiradas na arquitetura de Mies van der Rohe.O exterior do centro, construído em aço e vidro, concebido como um grande recipiente prismático apoiado por uma estrutura leve, protegido por tons claros gigante para pós-graduação.
É também o criador do design arrojado para mobiliário de escritório, a partir do uso de tecnologia de corte moderno, projetado com base na economia formal extrema.Em 1999 foi galardoado com o Prêmio Pritzker, o mais prestigiado na área de arquitetura para uma carreira.
















1






BIOGRAFIA

Norman Robert Foster

Arquiteto inglês, Sir Norman Robert Foster nasceu em Manchester em 1935. Formou-se na Escola deArquitetura da Universidade de Manchester,em 1961, e recebeu uma bolsa para a Universidade de Yale nos Estados Unidos da América, onde se doutorou em Arquitetura. Nesta Universidade conheceu Richard Rogers, um dos autores do célebre centro cultural Centre Georges Pompidou em Paris (1977), com quem fundou o atelier Team 4, vindo a separar-se deste arquiteto em 1967 quando estabeleceu a FosterAssociates.
A sua obra caracteriza-se pela utilização de soluções tecnologicamente inovadoras e uma atenção extrema em todos os por menores. A utilização de sistemas construtivos semelhantes aos utilizados na indústria pesada ajuda a conferir um carácter tecnológico ou "high tech". Foster é um dos mais prestigiados arquitetos do mundo que na sua fase mais recente vem produzindo edifícios emblemáticosem várias grandes cidades da Europa, EUA ou Hong Kong, onde se encontra a sua obra mais mediática, o Hong-Kong and Shanghai Bank (1979-86), uma enorme de torre de estrutura metálica que se transformou numa referência desta cidade.Em 1999, inaugurou-se o novo Parlamento Alemão em Berlim de sua autoria. Nesse ano é-lhe também atribuído o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura. Em2004, o edifício 30 St. Mary Axe, em Londres, por si concebido foi alvo do prémio Stirling, atribuído pelo Royal Institute of British Architects (RIBA).





|Nome completo |Norman Robert Foster, Barão de Thames Bank |
|Nascimento |1º de junho de 1935 (76 anos) |
| |Stockport, Cheshire...
tracking img