Gramatica sentido e vozes.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gramático Sentido

Gramático Sentido nasceu predestinado. A começar pelo nome, fruto de um capricho beirando o fanatismo do pai, um frustrado professor de Letras Vernáculas. “Meu filho há de serum grande gramático” sentenciava com o pobre Sentido no colo, ainda um moleque de fraldas.

A escolha do pai, mais que caprichosa, foi profética. Gramático fez juz não só ao nome, mas também aosobrenome: tornou-se um rígido professor de Português, incansável na busca das violências praticadas contra a indefesa língua-mãe. Cada cacofonia ou erro de concordância verbal era uma punhalada no seuliterário coração.

Os jornais eram os alvos preferidos dos implacáveis comentários de Gramático. “Nunca vi tanta rima em prosa!”, exclamava sempre. Era o máximo do mau gosto que sua sofisticadanatureza podia suportar. “Sem contar os deslizes primários quanto à correção gramatical!”

E as plaquinhas de anúncios de serviços espalhadas pelos muros e árvores da cidade? Ah, essas eraminsuportáveis. Gramático nunca se livrara da terrível dor- de -cabeça que o acometia sempre que ele avistava um verbo mal empregado com pronome ou substantivo.

Diante de tantos “costura-se roupas” e “conserta-se cadeiras,” dá pra imaginar que a vida do pobre Gramático resumia-se a uma eterna enxaqueca. Mas ele ainda tinha a esperança de encontrar, numa concordância dessas da vida, a cura para seu mallingüístico.

Num de seus dias normais de passeios enxaquecosos, Gramático avistou algo que gratificou seu espírito sinceramente preocupado com a Língua Portuguesa. Diante de duas casas, uma grandeplaca anunciava: “VENDEM-SE ESTAS CASAS”. Foi o bastante para fazer um emocionado Gramático descer do ônibus, disposto a cumprimentar o autor daquela proeza gramatical .” Concordância verbal impecável,acompanhada do corretíssimo emprego do pronome demonstrativo! Preciso falar com este gênio! Dirigiu-se,assim, cheio de boas intenções à propriedade em questão.
- Bom-dia, falou com provável...
tracking img