O ato de estudar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudar é um trabalho bastante difícil porque exige postura crítica sistemática e disciplina intelectual. Desperta nos estudantes a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade. Quem estudasente-se desafiado pelo texto como um todo objetivando apropriar se de sua profunda significação.
Na vida acadêmica o ato de estudar deve-se ser mais intenso e proveitoso. A concentração é elementofundamental para um bom êxito. Além de adquirir uma visão global, voltando-se a ele para delimitar as dimensões parciais.
O estudo sério implica numa penetração crítica em seu conteúdo básico, numapermanente inquietação intelectual, num estado de predisposição e busca. Estudar não é um ato de consumir idéias, mas de criá-las e recria-las. Uma atitude crítica diante de um estudo é a mesma que sedeve tomar diante do mundo, da realidade, da existência.
O ato de estudar, na realidade, se inicia na sala de aula, com a atenção que o aluno deve dispensar ao ato de ensinar do professor, que por suavez deve ser um facilitador nesse processo, ou seja, deve promover o encontro do aluno com o conhecimento específico da disciplina em estudo, de modo que esse conhecimento passe a fazer parte dossujeitos aprendentes de forma alquimeica.
Ao chegar à graduação, achasse, erroneamente, que tudo que foi aprendido deve ser deixado de lado, pois o foco da aprendizagem passa a ser os conteúdos própriosdas disciplinas que compõem a grade curricular de cada curso especifico. Pois, uma nova etapa se inicia na vida do acadêmico, levando à construção de novas formas de aprender. Inicia-se um grandeproblema na vida dos estudantes: muitas disciplinas, varias informações simultâneas, professores com pensamentos e idéias diferentes, entre outros.
A leitura é a mais importante fonte de conhecimento edeve ser presente no cotidiano do acadêmico, mas não deve ser vista como uma obrigação. Além disso, a leitura deve ser seletiva, analítica e sintópica. É importante também que se faça uma análise...
tracking img