Gol linhas aereas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A.
CNPJ n◦ 06.164.253/0001-87

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS CONSOLIDADAS

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (GLAI) submete à apreciação de seus acionistas o Relatório de Administração e as correspondentes Demonstrações Financeiras Societárias Individuais e Consolidadas, acompanhadas do parecer dos auditores independentes,referentes aos exercícios findos em 31 de dezembro de 2007 e 2006, preparados de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil. As Demonstrações Financeiras preparadas de acordo com os princípios contábeis aceitos nos Estados Unidos da América (US GAAP) estão disponíveis na seção de Relações com Investidores do nosso site www.voegol.com.br. A Companhia também disponibiliza uma versão detalhada dasDemonstrações Financeiras e seu release de resultados no site www.voegol.com.br/ri.



MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO



Em linha com sua visão de negócios, a GLAI adquiriu a VRG Linhas Aéreas S.A. (VRG) em abril de 2007. Mais do que o principal acontecimento do ano, acreditamos que este talvez tenha sido um dos passos mais importante de nossa história. Com a incorporação da VRG, ampliamosnossa abrangência no mercado, nossa capilaridade operacional, passando a oferecer serviços diferenciados ao mercado, especificamente em pontos estratégicos que concentram a maior parte dos passageiros que viajam a negócios. Por outro lado, a GOL Transportes Aéreas S.A. (GTA) mantém sua forte orientação à popularização do transporte aéreo no Brasil e na América do Sul, em total consonância com seuconceito de baixo custo, baixa tarifa. Com a ampliação de nossa capacidade de expansão nos mercados doméstico e internacional, nos tornamos uma das maiores empresas aéreas do continente sul-americano.

O fato da aquisição da VRG ter ocorrido em um ano atípico para o setor mostra o quanto estamos dispostos e preparados para gerenciar adversidades, sem permitir que ocorrências pontuais abalem nossoplano estratégico de crescimento de longo prazo.

Ainda, ao final do ano, anunciamos a ampliação do nosso plano de renovação de frota e assinamos um novo contrato para a aquisição de mais 40 aeronaves para entrega entre 2012 e 2014. Esse novo contrato reduzirá ainda mais nossos custos e permitirá que a Companhia continue modernizando sua frota com aeronaves novas. O acordo, que aumenta o númerode aeronaves encomendadas de 121 para 161, faz parte da nossa política de reduzir os custos com a operação de uma frota padronizada e melhorar a qualidade de nossos serviços.

Mesmo diante de algumas adversidades em 2007, o número de passageiros transportados (RPK) no mercado doméstico cresceu 11,2% e a subsidiária GOL, mais uma vez, superou este índice crescendo 30,0%. No mercado internacional,que sofreu uma redução de 6,0%, a GOL cresceu 83,4% em comparação com 2006. Os usuários de serviços aéreos ficaram muito sensíveis diante dos transtornos acarretados pelo prolongamento da crise iniciada em 2006, o que naturalmente repercutiu nos resultados da Companhia. Afetado por este contexto, e pela incorporação da VRG, o lucro operacional foi negativo em R$ 60,2 milhões em 2007, ante oresultado positivo de R$ 608,9 milhões alcançado em 2006.

No entanto, com todos os desafios apresentados, 2007 foi também o marco de uma transição e do amadurecimento do setor diante de problemas estruturais como as condições dos aeroportos e a situação dos controladores de vôo. O mesmo ocorreu em relação às próprias autoridades governamentais que se mobilizaram em busca de soluções para recuperar acredibilidade da aviação aérea brasileira abalada pela crise.

Também nos aperfeiçoamos e acreditamos ter feito nossa parte, concentrando esforços na adoção de medidas para minimizar os transtornos causados aos passageiros. Confiamos que este esforço concentrado resultará – a médio e longo prazo – em efetivas e necessárias melhorias.

Cientes de que em situações de estresse a falta de...
tracking img