Ginastica laboral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é GL?

Seqüência de exercícios físicos, alongamentos, alongamentos ativos, dinâmicas de grupos, atividades recreativas, exercícios estáticos e dinâmicos, relaxamentos, massagens, aulas com materiais e musica, todos realizadas no ambiente de trabalho, assim não atrapalhando a atividade do colaborador e preparando-o para seu trabalho

Justificativa

Atualmente existe uma preocupaçãomuito grande das empresas em relação à saúde dos funcionários, daí a grande procura pela Ginástica Laboral (GL) um programa de GL bem formulado e aplicado tem efetividade na prevenção de lesões, ajuda na motivação, na integração e aumenta a produtividade.
A GL está completamente ligada a ergonomia da empresa, de acordo com a NR17, a empresa deve instruir os seus colaboradores tecnicamente comorealizar transportes manuais.


´´17.2.4. Com vistas a limitar ou facilitar o transporte manual de cargas, deverão ser usados meios técnicos apropriados.``


A empresa deve adequar o posto de trabalho de seu colaborador


´´17.3.1. Sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta posição. (117.006-6 / I1)``´´17.3.2. Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:

a) ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhosao campo de trabalho e com a altura do assento; (117.007-4 / I2)

b) ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador; (117.008-2 / I2)

c) ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais. (117.009-0 / I2)``


Devido ao grande esforço repetitivo a NR17 regulariza ergonomicamente o trabalhoprevendo pausas e são nessas pausas que a GL será realizada

´´17.6.4. Nas atividades de processamento eletrônico de dados, deve-se, salvo o disposto em convenções e acordos coletivos de trabalho, observar o seguinte:

b) o número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 8 (oito) mil por hora trabalhada, sendo considerado toque real, para efeito desta NR,cada movimento de pressão sobre o teclado; (117.033-3 / I3)
c) o tempo efetivo de trabalho de entrada de dados não deve exceder o limite máximo de 5 (cinco) horas, sendo que, no período de tempo restante da jornada, o trabalhador poderá exercer outras atividades, observado o disposto no art. 468 da Consolidação das Leis do Trabalho, desde que não exijam movimentos repetitivos, nem esforçovisual; (117.034-1 / I3)

d) nas atividades de entrada de dados deve haver, no mínimo, uma pausa de 10 (dez) minutos para cada 50 (cinqüenta) minutos trabalhados, não deduzidos da jornada normal de trabalho; (117.035-0 / I3)

e) quando do retorno ao trabalho, após qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 15 (quinze) dias, a exigência de produção em relação ao número detóques deverá ser iniciado em níveis inferiores do máximo estabelecido na alínea "b" e ser ampliada progressivamente. (117.036-8 / I3)``


Objetivo

O objetivo da GL é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos e adequados para o ambiente de trabalho.

Fisiológicas: Aumento da temperatura corporal, tecidual, circulação sanguínea durante o momento emque esta sendo exercitada, assim contribuído para que o colaborador sempre fique alerta em seu trabalho aumentando sua capacidade de concentração e diminuindo o sono.

Físicas: Melhoria da flexibilidade, mobilidade articular e postura, com isso o colaborador tem o seu corpo preparado para desenvolver sua atividade laboral, diminuindo as chances de lesão.

Psicológicas: Preocupação da empresa...
tracking img