Questionario microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A que tipo de risco as pessoas que consomem esse tipo de alimento estão expostas? (0,5)
Contaminações microbianas associadas a práticas incorretas de manipulação e
Processamento

2. Umcliente do restaurante C, 2 horas após consumir sushis nesse restaurante, começou a sentir calafrios, dor abdominal, mal estar, sudorese e teve um episódio de vômito e alguns de diarreia. (0,5)

a. Qualmicrorganismo pode ter infectado/intoxicado o cliente? Por quê?
Staphylococcus aureus, porque produzem uma enterotoxina termoestável, no homem pelos quadros de intoxicação alimentar. A presença deS. aureus em pescado e seus subprodutos ocorrem durante o processamento pelo contato com as mãos do manipulador, sem que sofram modificações em sua aparência ou sabor.
b. Esse caso pode serconsiderado surto alimentar? Justifique.
Sim, pois se outras pessoas consumirão esse mesmo alimento no restaurante podem ter tido os mesmo sintomas porem não foi ao médico relatar os sintomas e seautomedicaram achando que seria só um desconforto abdominal.

3. Quais cuidados os donos dos restaurantes pesquisados devem tomar para evitar a contaminação dos sushis? (0,5)
Medidas higiênico-sanitáriasmais rigorosas através da adoção e aplicação das Boas Práticas de Fabricação (BPF), a fim de controlar os possíveis riscos potenciais à saúde do consumidor. Também se recomenda uma maior atenção porparte das autoridades sanitárias para com estabelecimentos que comercializem pratos orientais à base de peixe cru. O público também deve ser esclarecido sobre os riscos aos quais está sendo submetido aoconsumir esse tipo de alimento servido sem tratamento térmico.

4. Explique a diferença entre infecção e intoxicação alimentar. (0,5)
Intoxicação, a contaminação ocorre após a ingestão de alimentosque já contêm toxinas produzidas por microrganismos, os quais podem atacar a parede intestinal. Já na infecção, os microrganismos patogênicos são ingeridos com os alimentos contaminados, e passam a...
tracking img