Gestao de senhas de atendimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Senhas de Atendimento
Desenvolva uma plataforma de Gestão de Senhas de Atendimento de modo a permitir a emissão e controle de senhas de atendimento para diferentes balcões. A plataforma deverá permitir aos utentes a escolha de 3 tipos de senha, para 3 tipos de atendimento diferentes utilizando para este fim a aplicação “Máquina de Senhas”. O horário de atendimento deve ser respeitado eas senhas não podem ser requisitadas nem antes nem depois do horário de funcionamento. A aplicação “Servidor” é responsável por dar início à distribuição de senhas e termina a mesma (comunicando com a máquina de senhas via Sockets TCP). Através da aplicação “Balcão de Atendimento” os funcionários devem poder autenticar-se e registar-se no “Servidor” (usando comunicação RMI entre a aplicação“Servidor” e “Balcão de Atendimento”). Devem ainda estar associados aos tipos A ou B de atendimento, fazendo apenas avançar o número da fila em questão. Se existir algum utente prioritário (senha tipo C), a sua senha deve ser chamada antes de qualquer outra senha. O empregado está ainda associado a um balcão (por exemplo balcão 3) e o utente deve ser notificado de qual é o balcão ao qual se deve dirigir.A aplicação “Servidor” é responsável por registar os pedidos de senhas, através de comunicação feita também por TCP com a máquina de senhas, e ainda por incrementar o mostrador do número actual usando comunicação via Sockets TCP com a aplicação “Mostrador”, indicando qual o balcão onde está o funcionário disponível. A Figura 1 apresenta a estrutura simplificada da plataforma de Gestão de Senhasde Atendimento, identificando todos os componentes da plataforma (“Máquina de Senhas”, “Balcão de Atendimento”, “Servidor” e “Mostrador”).

Figura 1: Estrutura simplificada da plataforma de Gestão de Senhas

Página 1 de 4

Créditos Extra:
Para obter créditos extra pode considerar a implementação das seguintes funcionalidades:  Criar uma aplicação de “Previsão”, que pode ser integrada com aaplicação “Máquina de Senhas”, recorrendo a Sockets UDP para requisitar ao “Servidor”, periodicamente, o horário previsto de atendimento para cada senha; Criar uma aplicação de “Estatísticas”, que pode ser integrada com a aplicação “Mostrador” para através de Multicast receber do servidor informações relativamente ao tempo de espera médio por senha para cada tipo de senha (tempo de espera médiopara as senhas A, B e C); Permitir que os empregados associados a um tipo de senha possam chamar outros tipos de senha, caso não tenham utentes para atender.





Máquina de Senhas
A aplicação “Máquina de senhas permite aos utentes requisitar uma ou mais senhas de cada tipo de serviço disponível (A, B ou C). Esta aplicação, ao iniciar, deverá estabelecer uma ligação via Sockets TCP àaplicação “Servidor”, de modo a permitir a comunicação da requisição de senhas. Após estabelecer ligação com o “Servidor”, a aplicação tem que aguardar pelo início de horário de funcionamento para iniciar a distribuição de senhas. A “Máquina de Senhas” deverá ter pelo menos as seguintes funcionalidades:  Implementar correctamente o uso de sockets TCP;  Permitir emissão de senhas do tipo A, B e C; Limitar a emissão de senhas de acordo com o horário de atendimento;  Fechar aplicação correctamente. Para a criação da aplicação “Máquina de Senhas” poderá criar um interface baseado em linha de comandos ou criar uma interface gráfica simples.

Balcão de Atendimento
A aplicação “Balcão de Atendimento” deverá permitir aos funcionários do serviço registarem-se no servidor, indicando nome deutilizador e palavra-chave. A aplicação é ainda responsável por autenticar os funcionários no servidor, fornecendo a informação de balcão e serviço a ser prestado. Esta aplicação não deverá guardar informações localmente, todos os dados deverão estar guardados apenas no servidor. A aplicação irá comunicar com o “Servidor” recorrendo a RMI. O “Balcão de Atendimento” deverá ter pelo menos as...
tracking img