Giddens, habermas e hobbes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE SOCIEDADE PARA THOMAS HOBBES

Ao decorrer de seu livro "Leviatã", Thomas Hobbes descreve o ser humano em seu estado natural como violento e agressivo, daí a frase "o homem é olobo do homem". Segundo ele, sem a mediação de uma entidade superior, não haveria paz ou desenvolvimento, e o medo da morte seria constante. Por isso, foi criado um contrato social que estabelecia umasociedade civil e um estado soberano ao qual todos deveriam se submeter. Este último, dotado de força coercitiva, seria capaz de evitar uma guerra civil e mediar os conflitos entre duas ou maispessoas.
Em resumo, Hobbes afirma que a sociedade é um contrato entre seus integrantes, visando melhorar a qualidade de vida e proporcionar o progresso e o desenvolvimento de todos. Tudo issodeve ser assegurado pelo Estado, que é superior aos individuos da sociedade.

CONCEITO DE SOCIEDADE PARA JÜRGEN HABERMAS

Habermas, através de uma perspectiva crítica da sociedade, reflete sobrerazão comunicativa e comunidade ideal de comunicação. Para ele, a comunicação pode servir de base para reconstrução dos fundamentos da vida social. Entende-se assim que nas relações sociais, o subjetivismoindividual não deve prevalecer, mas sim o diálogo entre os membros da sociedade, para que opiniões sejam analisadas para um consenso comum e não prevaleça a opinião de poucos.
Mesmo vindo da escolade Frankfurt, que possui uma linha de pensamento mais rígida, muitas vezes reduzida ao pensamento de Marx, Habermas procura construir uma nova visão das relações sociais.

CONCEITO DE SOCIEDADEPARA ANTHONY GIDDENS

Para Anthony Giddens, o mundo social é formado por agentes humanos dotados de um conhecimento que não está presente em outras espécies. Sendo assim, cada agente humano é um"teórico social prático", o que torna possível a constituição da sociedade. Giddens é um autor contemporâneo que reconhece o indivíduo dentro da coletividade. Em vez de fazer uso do termo estrutura, ele...
tracking img