Gestao rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

MARCELY ALMEIDA BEZERRA

A CULTURA DE PREOCUPAÇÃO COM VALORES ÉTICOS TEM SIDO A PREOCUPAÇÃO ATUAL DOS EMPRESÁRIOS BRASILEIROS OU A CULTURA DO “JEITINHO BRASILEIRO” PREVALECE? ATÉ QUE PONTO O “JEITINHO BRASILEIRO” INTERFERE NA PRÁTICA DO ADMINISTRADOR?

RIO DE JANEIRO 2007

2

MARCELYALMEIDA BEZERRA

A CULTURA DE PREOCUPAÇÃO COM VALORES ÉTICOS TEM SIDO A PREOCUPAÇÃO ATUAL DOS EMPRESÁRIOS BRASILEIROS OU A CULTURA DO “JEITINHO BRASILEIRO” PREVALECE? ATÉ QUE PONTO O “JEITINHO BRASILEIRO” INTERFERE NA PRÁTICA DO ADMINISTRADOR?

Monografia apresentada para conclusão curso de graduação em Administração Empresas da Universidade Veiga Almeida, como requisito para obtenção título debacharel em Administração Empresas, no dia 11 de julho de 2007. Orientador: Professor. JOSÉ NOGUEIRA

do de de do de

RIO DE JANEIRO 2007

3

MARCELY ALMEIDA BEZERRA

A CULTURA DE PREOCUPAÇÃO COM VALORES ÉTICOS TEM SIDO A PREOCUPAÇÃO ATUAL DOS EMPRESÁRIOS BRASILEIROS OU A CULTURA DO “JEITINHO BRASILEIRO” PREVALECE? ATÉ QUE PONTO O “JEITINHO BRASILEIRO” INTERFERE NA PRÁTICA DOADMINISTRADOR?

Monografia apresentada para conclusão curso de graduação em Administração Empresas da Universidade Veiga Almeida, como requisito para obtenção título de bacharel em Administração Empresas.

do de de do de

Aprovado em _____/_____/2007

BANCA EXAMINADORA

_______________________________ Prof. JOSÉ NOGUEIRA – Orientador UVA ________________________________ Prof. LUÍZ SOARES UVA_________________________________ Profa. FLÁVIA MARTINEZ RIBEIRO Coordenadora do Curso de Administração de Empresas UVA

4

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, quero agradecer a Deus por mais esta restituição; ao meu amor, Marcelo, por toda a compreensão nos momentos de desespero e por toda revisão feita com extremo carinho; às minhas filhas, Anne e Cíntia, pela ausência em alguns momentos; à minha mãe,que sempre se orgulhou muito de mim e sempre me ajudou para que eu conseguisse viver esse momento; ao meu pai, que infelizmente não está aqui, mas com certeza está transbordando de orgulho; a todos que investiram em mim, na minha conquista: César Benjamin, Estela Abreu, Evanildo Bechara, Marcelo Bezerra, a uma amiga especial, Cris, companheira de árduos anos, que sempre me incentivou e me ajudou;a todos os professores e professoras que me ajudaram a construir o meu saber : Adriano de Freixo, Lincoln, Rocha, Adilson, Mauro Takao, Ricardo, Daniele, Rosângela, Cláudia, Roberto, Silvio, Aluísio,Luiz Soares, José Roberto, Fabiano, Juarez, Artur, Celso, Marcelo, Roberto Querido, Salustiano, Correia, Beatriz, Érico, Reinaldo,Paulo Ovídeo, Alceu, Pinheiro, Agamenon, José Otávio, José Francisco,Maria da Ajuda, Luigi, Windson, Jefferson, Waldemar,William.

5

Às minhas filhas, Anne e Cíntia, que representam o futuro. Que possam viver num mundo mais justo, mais humano, enfim, mais ético.

6

“Na administração, uma profissão nascida no século XX, a construção da ética passa pela própria reflexão do que significa ser Administrador, de como essa profissão deve ser constituída emtermos dos princípios que deverão dirigir as ações e suas conseqüências, pois a ética, no fundo, é uma reflexão sobre a nossa prática, a nossa vida.” Fábio Bittencourt, Doutorando FGV/ Ebap – RBA – dezembro de 2005

7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 - ÉTICA NOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS 1.1- Conceituação 1.1.1– Ética 1.1.2 – Ambiente organizacional 1.2 – Fatores ligados à importância da ética1.2.1- Fatores sociais 1.2.2 – Fatores administrativos 1.3 - Conseqüências da conduta antiética 1.4 - Medidas para se viabilizar um ambiente ético CAPÍTULO 2 – O “JEITINHO BRASILEIRO” 2.1 – O “jeitinho” na visão de alguns pensadores 2.2 – O mapa social do “jeitinho” no Brasil 2.3- Os discursos positivo e negativo do “jeitinho” 2.4- “Esse país não tem jeito” 2.5- O “jeitinho” e sua identidade...
tracking img