Gestao nos espcoa educativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestao nos espacos educativos.A avaliação, nos dias de hoje, para muitos educandos, é considerada um bicho de sete cabeças. Vista dessa forma, ela vem sendo criticada e discutida, por alunos, pais, professores, coordenadores e outros envolvidos no processo educacional. Porém, ainda é utilizada como um método de classificação, aprovação e reprovação.

Dessa forma, o aprendizado do aluno émedido por seus erros e acertos. O conhecimento ou aprendizagem do educando deve ser avaliado no seu dia-a-dia, através de sua participação, produção e desempenho, sem que seja colocado um papel, formulado muitas vezes com aplicação da metodologia diferente da que foi desenvolvida em sala de aula.
É preciso ter coerência com a forma de ensinar do professor em sala de aula. A escola deve serassumida como principal espaço de inclusão, de aprendizagem e de socialização; por isso, deve ser um lugar atraente, com espaço e tempo estimuladores de aprendizagem. Acreditamos, portanto, que se faz necessário um maior investimento na formação docente e no desenvolvimento profissional do professor.
Pois, a cada dia que passa, concordamos com Sócrates:
?Quanto mais eu sei, mais sei que nada sei!?Curriculo,conhecimento cultura escolarCurrículo é o conjunto de toda experiência adquirida desde o início da educação no Brasil.E que vai sendo modificado para se obter melores resultados.Que tem por finalidade,passar e adquirir novos conhecimentos.
O currículo possui objetivos selecionados que são revisados constantemente.Dá previlégio aos conteúdos,organiza-os em cada curso.A forma como sãotransmitidos,distribuídos e avaliados..Podemos dizer que currículo é um artefato histórico e social.
Além do currículo formal,o currículo oculto é muito importante.Porque além de se seguir o currículo formal,cada professor cria seu currículo oculto com sua forma pessoal de transmitir o currículo formal.
E cada época da história um enfoque foi priorizado.Com a finalidade de ensinar.Foi usado o enfoqueTradicional,enfoque cognitivista,enfoque Tecnista até o currículo Reconstrucionista.Que tem como finalidade formar um aluno crítico e não um aluno ideal.O aluno ideal seria aquele que absorvesse o conteúdo dos livros, os ensinamentos do professor.E fosse capaz de reproduzi-los nas provas,tirando nota máxima.Mas a finalidade do currículo Reconstrucionista não é essa,e sim,formar um aluno críticoque procura o por que.Um aluno que tenha suas próprias idéias,e que seja capaz de defende-las com clareza e objetividade.Porque o mundo não é movido por respostas e sim por perguntas.
Somos seres iguais e tão diferente.Nosso currículo pedagógico atual tem por prioridade ensinar a pensar.Para que se forme alunos e futuros cidadães conscientes,para ocupar seu espaço na sociedade.
Fonte:http://pt.shvoong.com/books/biography/1941283-curr%C3%ADculo-conhecimento-cultura-Tecnologia da Educação:Com a chegada da Internet nos defrontamos com novas possibilidades, desafios e incertezas o processo de ensino-aprendizagem.
Não podemos esperar das redes eletrônicas a solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas vão facilitar como nunca antes a pesquisa individual e grupal, ointercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos, de professores com alunos.
A Internet propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, as trocas pessoais, tanto de quem está perto como longe geograficamente.
A Internet pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com oaluno e com os seus colegas.
O professor vai ampliar a forma de preparar a sua aula. Pode ter acesso aos últimos artigos publicados, às notícias mais recentes sobre o tema que vai tratar, pode pedir ajuda a outros colegas - conhecidos e desconhecidos - sobre a melhor maneira de trabalhar aquele assunto com os seus estudantes. Pode ver que materiais -programas, vídeos, exercícios existem. Já é...
tracking img