Engenharia - tubos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os processos de fabricação de tubos utlizados em nossa planta de fabricação ( Tenaris) têm como principal diferença a forma de soldagem das chapas e bobinas de aço provenientes da siderurgia. O primeiro processo do qual falaremos é o ERW Longitudinal.
A sigla ERW significa “eletric resistance welding”, em português “solda por resistência elétrica”. O processo de fabicação ERW é umalinha de formação contínua por resistência elétrica que ocorre a partir do processamento de bobinas laminadas. A primeira etapa da fabricação ocorre com o ingresso da bobina na máquina de desbobinamento. Um carro industrial posiciona ela na máquina e através de um pistão hidráulico ela é centralizada por dois cones responsáveis pela fixação da bobina. Em seguida, um cilindro motriz traciona abobina endireitando e aplainando-a na linha de produção.


















Figura 1: Desbobinamento



A segunda etapa é o corte de aparas. Nesta etapa a tira de aço é cortada na largura ideal que varia em função da espessura especificada e do diâmetro que deverá ter o tubo, para posteriormente o tubo ser conformado. Existem “tesouras” circulares que cortam as tiras emambos os lados por cisalhamento preparando as bordas para soldagem.
























Figura 2: Corte de Aparas


Na etapa seguinte as “tiras” passam por um processo de pré-formação em que vários rolos conformadores dão início ao processo de tranformação dando forma ao tubo.


















Figura 3: Pré-Formação

Após apré formação a bobina passa por um processo de curvamento gradual através de um conjunto de rolos graduáveis que preparam o tubo pra o conformador final ( Finn Pass) que tem a finalidade de proporcionar nas bordas da tira um ângulo de fechamento para que seja feita a soldagem.




































Figura 4: Conformador FinalO passo seguinte é a soldagem. É induzida no tubo uma corrente elétrica de alta freqüência através de sapatas de cobre fazendo com que as bordas do tubo entrem em fusão no momento do contato. Através da compressão de rolos é realizada a soldagem dos tubos.


































Figura 5: Soldagem ERW




Após a soldagem ocorreo tratamento térmico. Ele ocorre em fornos por indução até o tubo atingir a temperatura ideal para em seguida ser resfriado por um jato de água. O processo tem como finalidade fornecer uma boa ductilidade e tenacidade à solda.


































Figura 6: Tratamento Térmico










A etapa seguinte é a calibração. Acalibração é feita gradualmente através de um conjunto de rolos montados de acordo com os diâmetros a serem produzidos. O processo é realizado à frio e tem como função ajustar todas as medidas do tubo de acordo com as normas especificadas (No nosso caso, API 5L).
































Figura 7: Calibração


Após a calibração ocorre uma inspeçãoautomática por ultrassom na área da solda.
































Figura 8: Inspeção Automática por Ultrassom


















Em seguida o tubo é cortado por uma máquina que se move sobre trilhos. Enquanto ele se movimento três discos cortam o tubo por cisalhamento no comprimento especificado. Após o corte o tubo ébiselado, é feito o faceamento e chanfro dos dois lados do tubo.





Figura 9: Corte Figura 10: Biselamento


Em seguida ocorre o teste hidrostático onde é verificado se o tubo suporta à pressão especificada sem que haja ocorrência de vazamentos
Após o teste hidrostático ocorre o ultrassom final visando detectar indicações na região da solda para que ela seja...
tracking img