Gestao do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância



Desafio de aprendizagem
De Processos Administrativos

Campo Verde, 16 de Junho de 2011

Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso: Administração

Autores: Flávio De Lima Ferreira
Jadson Silva Abreu
Anderson Jefferson Santos Morais

Desafio deaprendizagem
De Processos Administrativos

Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso: Administração
Área de concentração: Processos Administrativos

Data de aprovação: 16 de Junho de 2011

Prof.Esp. Glenda de Almeida Soprane
Titulação: Processos Administrativos.

Sumário

Introdução
O presente trabalho pretende fazer uma abordagem teórica sobre ambienteempresarial e competividade fazendo a ligação da estratégia à execução utilizando a teoria de alguns autores que tratam essa matéria.

Processos Administrativos
Administrar uma organização é sem dúvida, uma das atividades mais complexas da atualidade. Por constituírem uma das mais complexas invenções do homem, sua complexidade surge na medida em que são vistas de maneira global e abrangente.Evidentemente podemos concluir que, se trata de uma tarefa bastante crucial e que implica no desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas.
Talvez uma das maneiras mais práticas de se interpretar o que significa administrar uma empresa, seja através das atividades do processo administrativo. Obviamente, temos no processo administrativo, quatro fases bem distintas entre si. Aprimeira delas, o planejamento é na verdade, o alicerce do processo administrativo. É ele que determina a existência das demais atividades do negócio.
* Planejamento
 
O planejamento nada mais é, do que unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas queafetam o negócio.
Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível, afim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho.
* Organização
Organização no negócio, significa o ordenamento dos recursos e das funções a fim de facilitar o trabalho e criar uma nova visão da empresa.
* Direção

O administradoratua como um gestor de pessoas. Nota-se que, ele desempenha bem o seu papel quando assume a responsabilidade de orientar os seus colaboradores na realização de suas atividades, na solução de conflitos interpessoais e inter-setoriais. Ou seja, quando promove o envolvimento participativo de todos, seja estabelecendo objetivos e metas ou conduzindo processos.
* Controle

O controle é acomparação dos planos com os resultados, para se verificar se foram cumpridos e para corrigir eventuais falhas na realização dos projetos.
Consiste em realizar as seguintes atividades:
• Retomar as metas que foram estabelecidas;
• Recolher informações sobre os resultados;
• Comparar as metas com os resultados obtidos;
• Corrigir as distorções ou possíveis falhas.

Empresa
Uma empresa é um conjuntoorganizado de meios com vista a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana.
A empresa é a célula base da economia moderna.

Administrador
Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos dasempresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo.
O administrador é uma espécie de coringa no mundo de negócios - profissional requisitado pela maioria das empresas, públicas ou privadas, para atuar nas mais diversas áreas.

Ambiente empresarial
"O ambiente de uma organização é composto por forças e instituições externas a ela que pode afetar o seu desempenho" Robbins...
tracking img