Gestao de aquisicoes e contratos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso MBA em
Gestão de Projetos
Disciplina:
Gestão de Aquisições e Contratos

Março de 2011

Vívian Barbosa da Cruz

PLANO DE GESTÃO DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS DO PROJETO DE LANÇAMENTO DO ROTEIRO TURÍSTICO

“BONITO PANTANAL EXPRESS”

Resumo

Este artigo visa demonstrar o conhecimento na área de desenvolvimento das estratégias de aquisições e compras com base no estudo de caso derealização de um evento de lançamento de um roteiro turístico. Projeto em que é imprescindível a contratação de empresas prestadoras de serviços para que o mesmo seja executado conforme planejado.

Palavras-Chave: Gestão de aquisições, contratos, gerenciamento de projetos.
Introdução

GERENCIAR PROJETOS EM NÍVEL DE EXCELÊNCIA É FATOR ESSENCIAL PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES.ISTO TEM DE SER FEITO DE FORMA EXCEPCIONAL, CONDUZIDO POR PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E, PRINCIPALMENTE, CERTIFICADOS POR ASSOCIAÇÕES DE NÍVEL INTERNACIONAL, OBSERVANDO AS NOVAS EXIGÊNCIAS DA GLOBALIZAÇÃO, QUER PARA ATENDER ORGANIZAÇÕES PRIVADAS, GOVERNAMENTAIS OU ONG’S.
Com o processo de globalização, o mundo atual é marcado pela eterna transformação, uma verdadeira busca frenética eincessante por melhores formas de gestão de empresas. Com a acirrada concorrência, as empresas buscam pela sobrevivência neste ambiente competitivo, no qual preço e qualidade não são suficientes para sua manutenção e desenvolvimento no mercado. Os clientes, quer sejam locais ou globais, também vêm exigindo rapidez e flexibilidade.
Segundo Maranhão (2006, p.36), a tentativa dasorganizações de obter diferenciação no mercado criou um grande movimento para que o setor de contratos e aquisições reforçasse seus relacionamentos com fornecedores. Tal compartilhamento e desenvolvimento de idéias visa à melhoria dos produtos e serviços e a redução de riscos, para tornar possível uma maior vantagem competitiva. O relacionamento estreito entre empresas (parceria) se baseia na sinergia que éesperada entre as partes.
Baseado nisto, será relatado o processo de gestão de contratos e aquisições no gerenciamento de projetos com base no estudo de caso da empresa Bonito Way - Operadora de Turismo e Eventos, que deverá realizar um evento de lançamento de seu mais recente produto “Bonito Pantanal Express”, um novo roteiro turístico do Estado de Mato Grosso do Sul.
AOperadora Bonito Way é uma microempresa, situada no município turístico de Bonito, interior do Estado, considerado um dos melhores destinos turísticos do país. O lançamento do roteiro turístico deverá ser realizado no mesmo local e tem objetivo de atrair a participação de agências de turismo de todo o Brasil.

plano de Gestão de contratos e aquisições

De acordo com MORILAS (2011,p.4), para planejar as aquisições e contratações de um projeto alguns passos devem ser seguidos: (1) Planejar compras e aquisições, (2) planejar contratações, (3) solicitar resposta de fornecedores, (4) selecionar fornecedores, (5) administração de contratos e o (6) encerramento dos contratos.
O gerenciamento de aquisição trata da obtenção e do suprimento de produtos e serviços externos àorganização. O principal desafio do gerente de projetos e de sua equipe na seleção e desenvolvimento de fornecedores reside nas habilidades de comunicação, negociação e acompanhamento (LIMMER, 2001).
Nesta primeira etapa, será realizada a descrição dos itens de fornecimento, as estimativas, diagnóstico de fornecedores pré-qualificados e os prazos do processo.
Com foco no estudode caso em questão, no planejamento das contratações, foram levantados todos os serviços que serão contratados, onde podemos citar alguns exemplos: contratação de empresa de locação de espaço para eventos, empresa especializada no fornecimento de coquetel, fornecimento locação de transporte rodoviário no trajeto Campo Grande –
Bonito e contratação de empresa especializada em...
tracking img