Windows vs linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Windows vs. Linux
“Características, diferenças
e similaridades”

Flávio Alves Simeão

Betim
2011
Flávio Alves Simeão

Windows vs. Linux
“Características, diferenças
e similaridades”

Pesquisa Dirigida apresentada à disciplina de Informática Básica do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial CETEM Betim.

Orientador:HUMBERTO LOPES

Betim
2011

SUMÁRIO

1. RESUMO 04

2. DESENVOLVIMENTO
1. Características 05
• Windows 05
• Linux 13
2.2. Diferenças 16
•Windows e Linux 16
2.3. Similaridades 18

3. CONCLUSÃO 21

4. REFERÊNCIAS 22
1. RESUMO

[pic]

É bastante comum encontrarmos comparações entre Linux e Windows. Algumas apontam pontos fortese fracos de cada um, outras apenas atacam o rival. Porém, poucas são aquelas realmente tiram as dúvidas dos usuários. Neste será demonstrado as principais características, diferenças e similaridades que fazem destes mesmos os mais conhecidos sistemas operacionais do mundo.

2.1. Características

Windows:

1) Baseado na tecnologia do Windows 2000
Com o Windows XP, a Microsoft une ascaracterísticas de seus sistemas operacionais domésticos com o a segurança e a confiabilidade do Windows 2000 para criar um novo sistema operacional mais amigável e confiável.
2) Proteção de arquivos
Previne a alteração ou remoção acidental de arquivos essenciais ao funcionamento do sistema operacional. Se o usuário apagar, por exemplo, arquivos DLL essenciais, segundos depois, eles voltam ao lugar.3) Proteção do núcleo do Windows XP
O exemplo do Windows 2000, os programas não têm acesso ao kernel (núcleo) do código do sistema operacional. Ou seja, se um software trava, o funcionamento do Windows XP não é prejudicado.
4) Separação de processos
Outra característica herdada do Windows 2000. Cada programa está em um espaço de memória completamente separado e protegido. Assim, um eventualtravamento em um deles não atrapalha o funcionamento das outros.

5) DLLs "lado a lado"
Um recurso faz com que múltiplas versões de componentes de sistema rodem "lado a lado". Assim, se o usuário instalar um programa cujos arquivos DLL sejam mais antigos do que aqueles já existentes no Windows XP, ele mantém as duas versões, impedindo conflitos.
6) Monitor do sistema
Analisa centenas de sistemasmétricos distintos, incluindo resultados de memória, disco rígido e rede.
7) Gerenciador de tarefas
Fornece ferramentas para uma performance mais útil do PC e permite fechar programas inativos. Pode-se optar também por um mecanismo de relatório que melhor se adapte às suas necessidades específicas.
8) Vida útil de bateria melhorada
Permite melhorar a vida útil da bateria do seu computadormóvel conservando o indicador de potência de duas maneiras: Lid Power (quando a tampa do computador móvel está fechada, o display indica off) e LCD Dimming (quando o computador móvel está rodando com a bateria, o display fica escurecido; quando reconecta-se o computador móvel a uma fonte AC, o brilho original é restaurado).
9) Internet Connection Firewall
A Internet Connection Firewall ajuda aproteger o PC de invasões quando você está conectado à Web.
10) Gerenciador de contas
Um local seguro para guardar suas configurações de usuário e senha para diversos serviços ou sites da rede. Você cadastra ali apenas uma vez e, quando precisar entrar em algum destes sites ou serviços, o Windows XP busca a senha necessária para você.
11) Assistente de inicialização
Um tutorial auxilia passo-a-passono processo de inicialização do sistema operacional, avisando quando é necessário fornecer alguma informação.

12) Atualização dinâmica
Avisa o usuário sobre a necessidade de atualização de programas, de alguns drivers e de correções para eventuais problemas de configuração ou de segurança. A operação (download e instalação) pode ser feita automaticamente.
13) Tela inicial personalizada
A...
tracking img