Windows vs linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Windows VS Linux
o Windows:
Lançado no mercado no ano de 1985 com o nome de Windows 1.0, desde a primeira versão, o sistema operacional da Microsoft trouxe para o usuário a possibilidade de uso do mouse (e o próprio acessório inclusive), a abertura de mais de um programa ao mesmo tempo (multitarefa) e uma interface colorida, com ícones e janelas.Cerca de 95% dos computadores de todo o mundoexecutam o sistema operativo Windows.
Vantagens do Windows
Interface amigável e de fácil instalação. Maior compatibilidade de programas e aplicações. Maior gama de jogos, ferramentas de sistema e segurança, programas e aplicações.
Desvantagens do Windows
Não contem o sistema “Open Source” É mais caro, tanto na altura de adquirir o SO como também nos programas e outros Softwares. Bem maisinseguro, e como tal, mais propicio a contrair Vírus e outros Malwares informáticos.
o Linux:
A primeira distribuição tinha o nome de Linux 0.01 e foi lançada em setembro de 1991. Ela trouxe a possibilidade de qualquer usuário fazer alterações em seu código fonte e adaptá-lo às suas necessidades, bem como o direito de redistribuir sua versão.O Linux tem ao seu lado toda uma comunidade dedesenvolvedores para efetuar adaptações e melhorias no sistema além de distribuições para todos os gostos e necessidades.
O ponto mais forte do Linux é o sistema de código aberto. Permite qualquer utilizador que entenda linguagem de programação, programar o Linux á sua maneira e gosto.
Vantagens do Linux
Existem diversas empresas que configuram o Linux de uma forma diferente. Por isso há diversasdistribuições, umas mais fáceis, outras mais difíceis, varia de acordo com o utilizador que a empresa quer atingir. O Linux é um sistema operativo de código aberto e de livre distribuição. Por ser de código aberto existem infinitas configurações possíveis. Todo o utilizador, se dominar linguagem de programação, pode alterá-lo e faze-lo funcionar da forma que bem entender. Também é útil para quandohá um erro (bug) no sistema, qualquer um pode tentar corrigir sem ter de aguardar pelos updates de correcção. Não existe apenas um Linux. Ele é apenas uma estrutura básica.
A maioria das distribuições são livres. Não se paga nada por elas. Pode-se fazer download directo na Internet ou comprar um CD ou DVD bem barato. Existem umas mais caras, mas, se compararmos com o Windows elas são semprebaratas. O Linux utiliza o hardware de uma forma mais inteligente, não exige muitos upgrades como ocorre com o Windows. Outra vantagem é que o Linux é um sistema mais seguro. É mais difícil a contaminação de vírus, falhas de segurança, etc. As redes feitas com Linux são bem melhores que as com Windows, justamente por tudo isso acima descriminado.
Desvantagens do Linux
As principais desvantagens são:Não é tão intuitivo como o Windows. 1.
1 Os utilizadores demoram para se acostumarem com o sistema diferente do Windows, isso faz com que uma empresa antes de implantar esse sistema pense em termos de custo com formação do pessoal.
2. No que toca a gestão, configuração e controlo do sistema e respectivos softwares tem uma dificuldade acrescida quando comparado ao Windows.
3. Muitos programas,aplicações e jogos só são compatíveis no Windows.
Diferenças :
Preço
Linux
A maioria das variantes do Linux estão disponíveis gratuitamente.
Windows
Entre R$ 300,00 e R$ 700,00, de acordo com a versão desejada.
Facilidade no uso
Linux
A maioria das distribuições Linux vêm melhorando bastante nesse quesito.
Windows
A Microsoft fez vários avanços e mudanças que o tornaram um sistemamuito mais fácil de usar do que o Linux.
Confiabilidade
Linux
A maioria das distribuições Linux são notoriamente confiáveis e muitas vezes pode funcionar por meses e anos sem precisar ser sequer reiniciado.
Windows
Embora o Microsoft Windows tenha feito grandes melhorias na confiabilidade ao longo dos últimos anos e versões do Windows, ele ainda não pode coincidir com a confiabilidade do...
tracking img