Gerenciamento pmbok

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 102 (25419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO TECNOLÓGICO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

LUCAS DE OLIVEIRA ARANTES

Apoio Automatizado à Gerência de Projetos em ODE

Vitória 2006

LUCAS DE OLIVEIRA ARANTES

Apoio Automatizado à Gerência de Projetos em ODE

Monografia apresentada à Universidade Federal do Espírito Santo como requisito parcial para obtenção do título deBacharel em Ciência da Computação, na área de concentração de Sistemas de Informação, sob orientação do professor Ricardo de Almeida Falbo.

Vitória 2006
ii

LUCAS DE OLIVEIRA ARANTES

Apoio Automatizado à Gerência de Projetos em ODE
Aprovada em 30 de Agosto de 2006.

COMISSÃO EXAMINADORA

Prof. Ricardo de Almeida Falbo, D.Sc. Orientador

Prof. Vítor Estêvão Silva SouzaProfa. Vanessa Battestin Nunes, M.Sc. (CEFETES)

iii

Agradeço primeiramente ao Senhor Robert Zimmerman (a.k.a Bob Dylan), por tocar e dissertar (enquanto eu desenvolvia este trabalho) sobre assuntos complexos que fazem qualquer monografia, dissertação de mestrado ou até tese de doutorado parecerem uma piada. Ao Falbo por ter me dado um apoio extraordinário e por ter mantido umapaciência igualmente extraordinária durante toda a realização desse trabalho. Aos meus pais e a Sandrinha, que mantiveram a paciência e não me expulsaram de casa quando o estresse bateu. À equipe LabES (Júlio, Fabiano, Rodrigo, Aline, Bruno, Alexandre, Thiago, Vítor, Silvano, Geovando, etc) por terem me agüentado por quase dois anos e me dado um apoio tremendo nas várias fases desse projeto. ÀProjeta Sistemas de Informação que compreendeu por várias vezes minha necessidade de ficar em casa e revisar mais um documento. À minha atual banda de rock’n roll, que me ajudou fortemente a manter a minha sanidade mental me colocando em festas e reuniões com resultados que até Deus duvida. Aos amigos, colegas, parentes, enfim a todos aqueles se importaram com o meu bem-estar e que não paravamde perguntar “pra quando é mesmo?”, eu agradeço do fundo do meu coração.

iv

RESUMO
Uma das principais atividades da engenharia de software é o planejamento do projeto, que começa com a definição do escopo e do processo do projeto. A partir dessa definição, é possível derivar várias informações baseadas na decomposição do produto e do processo, tais como: estimativas, alocação derecursos etc. A realização de estimativas, em especial, demanda grande experiência do gerente de projeto e conhecimento sobre projetos passados para uma possível comparação com o projeto atual. Assim, a necessidade de ferramentas que apóiem as diversas atividades do planejamento, provendo dados de projetos anteriores, é de extrema importância. O objetivo deste trabalho foi desenvolverfuncionalidades de apoio ao planejamento para o ambiente de desenvolvimento de software ODE. Inicialmente, foi desenvolvida uma ferramenta de decomposição do produto que permite dividir o projeto em sub-sistemas, módulos e sub-módulos. A partir dessa funcionalidade, evoluiu-se a ferramenta de Estimativa por Análise de Pontos de Função para permitir estimar conjuntos de módulos, escolhendodiferentes formas de contagem. Além disso, evoluiu-se a ferramenta de apoio a Estimativas por Pontos de Casos de Uso, integrando-a, ainda, à ferramenta de modelagem UML do ambiente. Finalmente foi elaborada uma ferramenta que possibilita a elaboração de Estruturas Analíticas de Trabalho (EAT) que tem o intuito de apoiar o gerente de projeto dando uma visão geral sobre a organização do projeto eprovendo informações sobre o andamento do mesmo.

v

SUMÁRIO
Capítulo 1 - Introdução........................................................................................................ 1
1.1 Motivação .................................................................................................................................. 2 1.2 Contexto e Objetivos do Trabalho...
tracking img