Linguagem de montagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS MORRINHOS
TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

GENILSON CARLOS DA SILVA
HIGOR DE OLIVEIRA MOREIRA

LINGUAGEM DE MONTAGEM
CIRCUITOS COMBINACIONAIS

MORRINHOS
2011

GENILSON CARLOS DA SILVA
HIGOR DE OLIVEIRA MOREIRA

LINGUAGEM DE MONTAGEM
CIRCUITOS COMBINACIONAIS

Pesquisa apresentada ao Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos como parte dasexigências do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, na disciplina de Organização de Computadores.

Orientador: Prof Hiury Luiz dos Santos

MORRINHOS
2011
INTRODUÇÃO

Abordaremos neste trabalho algumas explanações sobre Circuitos Lógicos, que são divididos em Circuitos Combinacionais e Sequenciais. Abordaremos também linguagem de montagem que é bem parecida com o Código deMáquina, ou seja, informações em binário, 0 ou 1. Uma dessas linguagens mais conhecidas é a Assembly

CIRCUITOS COMBINACIONAIS
Os circuitos lógicos dos sistemas digitais podem ser de dois tipos: circuitos combinacionais ou circuitos sequenciais. Um circuito combinacional é constituído por um conjunto de portas lógicas as quais determinam os valores das saídas diretamente a partir dos valoresatuais das entradas. Pode-se dizer que um circuito combinacional realiza uma operação de processamento de informação a qual pode ser especificada por meio de um conjunto de equações Booleanas. No caso, cada combinação de valores de entrada pode ser vista como uma informação diferente e cada conjunto de valores de saída representam o resultado da operação.
Um circuito seqüencial, por sua vez,emprega elementos de armazenamento denominados latches e flip-flops, além de portas lógicas. Os valores das saídas do circuito dependem dos valores das entradas e dos estados dos latches ou flip-flops utilizados. Como os estados dos latches e flip-flops é função dos valores anteriores das entradas, diz-se que as saídas de um circuito seqüencial dependem dos valores das entradas e do histórico dopróprio circuito. Logo, o comportamento de um circuito seqüencial é especificado pela seqüência temporal das entradas e de seus estados internos (FRUETT, 2007).

Procedimento para a Análise de um Circuito Combinacional
O objetivo da análise de um circuito combinacional é determinar seu comportamento. Então, dado o diagrama de um circuito, deseja-se encontrar as equações que descrevem suas saídas. Umavez encontradas tais equações, pode-se obter a tabela verdade, caso esta seja necessária. É importante certificar-se que o circuito é combinacional e não seqüencial. Um modo prático é verificar se existe algum caminho (ou ligação) entre saída e entrada do circuito. Caso não exista, o circuito é combinacional (FRUETT, 2007)..

Circuitos Combinacionais de Interconexão
Os circuitos combinacionaissão os responsáveis pelas operações lógicas e aritméticas dentro de um sistema digital (vale lembrar que um computador é um sistema digital). Além as operações lógicas e aritméticas como adição, subtração complementação, existem ainda outras funções necessárias para a realização de conexões entre os diversos operadores. Dentre essas funções estão a multiplexação e a decodificação. Os elementos querealizam essas últimas operações são denominados multiplexadores e decodificadores, respectivamente, e são também circuitos combinacionais.

Circuitos Aritméticos
Um circuito combinacional aritmético implementa operações aritméticas como adição, subtração, multiplicação e divisão com números binários. A operação aritmética mais simples é a adição de dois dígitos binários, que consiste dequatro possíveis operações elementares: 0+0=0, 0+1=1, 1+0=1 e 1+1=10. As três primeiras operações produzem um dígito de soma. Entretanto, quando ambos os operandos são iguais a 1, são necessários dois dígitos para expressar seu resultado. Neste caso, o transporte (vai-um ou carry, em inglês) é somado ao próximo par mais significativo de bits. Um circuito combinacional que implementa a adição de...
tracking img