Gerenciamento de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TÉCNICA DE GRUPO NOMINAL

Finalidade
A Técnica de Grupo Nominal (T.G.N.) ou método de Delbecq, em homenagem a quem o divulgou, é um processo que recorrendo a um grupo de peritos permiteseleccionar, fazer julgamentos e fomentar a criatividade de sugestões para a resolução de um problema complexo.

Objectivos
Identificar as sugestões para resolução de um dado problema, nomeadamente quandoeste é complexo e envolve vários aspectos;
Ordenar as sugestões apresentadas de acordo com as prioridades estabelecidas;
Desenvolver a capacidade de criar ideias e de decidir sobre a sua prioridade emrelação à reso1uçao de um problema.
Requisitos
A T.G.N. recorre, normalmente, a 5-9 membros. Considera-se que grupos inferiores a cinco peritos não permitem uma diversidade de opiniões suficiente eque grupos superiores a nove tornam a reunião muito extensa, dificultam a ordenação e clarificação das ideias apresentadas e inibem alguns membros do grupo.

Descrição do processo
1º PASSO –Concepção das sugestões – É distribuída a cada um dos membros do grupo, uma folha de papel onde se encontra escrita a questão em causa e depois o coordenador faz a sua leitura em voz alta. O problema deveser ilustrado com um exemplo. É conveniente evitar pedidos de esclarecimento, o que permite uma reflexão cuidada e individual do assunto. É solicitado a cada um dos elementos do grupo que escreva, emfrases curtas, as suas sugestões para resolução do problema.

2º PASSO – Listagem das sugestões – O coordenador escreve e numera as ideias expressas pelo grupo num quadro bem visível por todos. Eledeve explicar que novas ideias podem ser acrescentadas àquelas e que cada membro do grupo pode intervir mais do que uma vez nas sucessivas "voltas de intervenções" que serão realizadas. Isto confereigualdade de oportunidades para delinear o pensamento do grupo quanto aos itens a listar, evitando as duplicações.

3º PASSO – Discussão das sugestões – O coordenador deve começar por explicar que...
tracking img