Achados radiologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Várias causas podem ocasionar dores nas mãos, particularmente associada a profissões ou atividades que exijam movimentos manuais repetitivos de flexão da mão. Pode também ser secundária a outras condições clínicas, como diabetes mellitus, hipotireoidismo, artrite reumatóide, osteoartrose, colagenoses, acromegalia, amiloidose, mieloma múltiplo, sinovite induzida porcristais, gravidez, processos infecciosos, deficiência de piridoxina, pacientes em hemodiálise prolongada, tumores ósseos e uso de medicamentos.




As tendinites e tenossinovites de mão e punho podem ter diversas etiologas. Doenças reumatológias, distúrbios metabólicos, tumores, doençasinfecciosas e traumas são os responsáveis por estas alterações. Quando resultantes de micro traumatismos de repetição ou macro traumas, são elas enquadradas como LER (lesões por esforços repetitivos) que, uma vez identificadas como sendo secundários a esforços realizados no trabalho, são diagnosticadas como DORT (doença osteo articular relacionada ao trabalho).

TENOSSINOVITE - inflamaçãodos tecidos sinoviais que revestem os tendões, provocada por esforços repetidos


3


É uma doença que ocorre pelo acometimento dos tendões abdutor longo eextensor curto do polegar na região em que atravessam uma espessa bainha fibrosa, próxima do processo estilóide do rádio. É decorrente do espessamento do ligamento anular do carpo na parte em que passam os tendões que flexionam e do local atingem os tecidos sinoviais e tecidos próprios dos tendões desde a base do osso rádio do antebraço até o polegar, podendo inativar tanto o seufuncionamento como o do punho. 
Diferente das outras tendinites do punho, conhecidas por LER (lesões por esforço de repetição), nesse caso existe uma causa específica, não causada pelo esforço contínuo, porém o esforço exagerado pode piorar a dor.4

Por que ela ocorre no punho?

Os tendões do punho são como longas cordas que conectam os músculos do antebraço com os ossos da mão, tendo como função esticar (estender) o punho e os dedos.
Ao chegarem à porção final do antebraço ostendões se dividem em seis túneis, que são chamados de compartimentos. Tais compartimentos têm a função de segurar os tendões perto do osso, dando a direção correta do movimento, aumentando a força e diminuindo o gasto de energia.

Quando o dedo se move, isso ocorre porque o músculo se contrai e o tendão desliza, esse movimento se faz de forma suave e com pouco atrito. Tanto os tendões,quanto os túneis por onde eles passam, são envoltos por uma membrana, chamada de sinovial no qual produz o líquido sinovial, que diminui o atrito entre os tecidos, agindo semelhante a um óleo lubrificante.
O primeiro compartimento, que contém os tendões dos músculos Extensor Curto do Polegar (EPB) e Abdutor Longo do Polegar (APL) é mais justo que os outros. Não há espaço sobrando, entãoqualquer processo inflamatório dentro desse compartimento dificulta o deslizamento dos tendões. Isso causa dor e piora a inflamação e, quanto mais o tendão é bloqueado, mais inflamado ele fica, entrando num círculo vicioso.
A Tenossinovite de Quervain ocorre quando este primeiro compartimento se torna inflamado o suficiente para apertar os tendões e impedir o seu deslizamento suave....
tracking img