Analise do livro uolace e joao victor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Amapá
Disciplina: Literatura Infanto-Juvenil
Professora: Ana Paula
Acadêmica: Josiele Pena Cordeiro
Curso:Letras-Frances/2009.2


Avaliação Final

Análise da Obra:Uolace e João Victor

Uolace e Joao Victor é de autoria de Rosa Amanda Strausz.E uma obra que transmite emoção do começo ao fim,já na capa pode-se perceber que a historia falara sobre a diferençasocial entre dois meninos-Uolace,pobre que vive na rua com a mãe alcoólatra e João Victor, de classe media que freqüenta a escola e é bastante protegido pela sua mãe.
Após publicar seu primeirolivro-Minimo Multiplo Comum (1991), Rosa Amanda Strausz decidiu dedicar-se a literatura infantil. Resultado da maternidade e também da descoberta de um novo olhar sobre o mundo.
A autora escreve comdesenvoltura e habilidade sobre temas não habitualmente tratados no universo infantil: as novas configurações familiares,as relações sociais entre essas classes e a violência urbana.Uma de suas grandes obrasUolace e Joao Victor foi adaptada para a TV dentro da serie Cidade dos Homens dirigida pelo cineasta Fernando Meirelles
Outro tema abordado pela autora e o divorcio, como na obra Mamãe trouxe umbolo para casa e A coleção de Bruxas do Meu Pai. Ela aborda também sobre o nascimento dos bebes, sexo e gravidez, em Deus me Livre. Já em Sete Ossos e Uma Maldição, são narrados contos de terror emistério, que misturam fantasia e realidade.
Resumo da Obra
O livro trata da cisão social, a partir de detalhes do cotidiano de dois meninos que parecem ser muito diferentes-Uolace,um menino de rua e JoaoVictor,um típico filho da classe media. Mas quando o leitor começa a ler o livro percebe que eles têm muito em comum. Os personagens são definidos pela própria autora, ”Eles são semelhantes,simplesmente porque são gente. Mas essa é uma semelhança,que em geral assustam as pessoas,e quando não conseguimos nos reconhecer no outro,tendemos a segregá-lo,explica Rosa Amanda.
A obra é narrada de...
tracking img