Gerenciamento de projetos fgv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 1
Empreendimento é sinônimo de projeto.
Preparação e esforço são características primordiais dos projetos.
Cada pessoa escolhe deliberadamente aquilo que considera projeto pessoal, isolando-o dos demais aspectos de sua vida corriqueira.
Todo projeto tem algo único, inusitado ou desconhecido, e é isso que os torna desafiadores. Um projeto para valer a pena, envolve objetivos claros aperseguir. Se há metas de prazo a serem realizadas, significa que os projetos são temporários e se são temporários, há um ciclo de vida: projetos são concebidos, evoluem até sua maturidade, apresentam declínio e, em algum momento, são encerrados.
Quanto mais projetos em execução, maior o grau de empreendedorismo, maior a transformação na sua vida no médio prazo.
Projetos pessoais envolvem algoúnico e desafiador, embora viáveis, e desse modo só são alcançados se forem planejados. nos projetos a surpresa costuma ser desastrosa e precisa ser evitada. Nos projetos há riscos e incerteza, que precisam ser enfrentados.
Projetos apresentam as seguintes características:
1. Oportunidades que, se deixar rolar, tendem a não ocorrer. Requerem esforço deliberado e compromisso.
2. Envolveminteresses elevados: vontade, ambição e preocupação com o futuro.
3. Não são devaneios, são sonhos viáveis em que há o compromisso de realizar.
4. São temporários, com ciclo de vida e horizonte de médio prazo.
5. Envolvem recursos escassos, são desafios ambiciosos.
6. São únicos, incomuns, extraordinários.
7. Sempre envolvem riscos e incerteza
8. São conquistas memoráveis quegeram satisfação.
Quando há muitos projetos, mentalmente estabelecemos prioridades.
Se um projeto perde viabilidade alteramos suas metas (prorrogando duração, ampliando orçamento, reduzindo expectativas de resultados) e isso nos obriga a rever as prioridades. Alterando prioridades privilegiamos algum projeto mais viável ou que traga mais resultados.
Todas as iniciativas estratégicas dasorganizações são convertidas em projetos.
Há projetos maiores e mais ambiciosos executados simultaneamente a projetos menores, rápidos e quase corriqueiros, assim é preciso primeiro separar para poder priorizar.
Algumas organizações tem demasiado numero de projetos, associado ao maior dinamismo empresarial e determinando maior potencial de transformação. Tem como causa maior vocação empreendedora, maiorpressão por competitividade, mudanças externas (leis, orientação do consumidor, globalização, crise). Como lado negativo, um maior numero de projetos que a capacidade de realiza-los, participantes das equipes temporárias de projeto desconhecem a metodologia e lideres de projetos tem vocação para liderança, mas não tiveram treinamento especifico.
Para obter maior taxa de sucesso nos projetosdeve-se adotar uma metodologia uniforme e sistemática, em todos os projetos, e tendo pessoal capacitado. Isto permite nivelar por cima os resultados obtidos e reduzir a chance de insucessos; aprender com o sucesso avaliando os fracassos; reduzir o esforço, otimizar os recursos disponíveis, aumentar os ganhos; reduzir a ocorrência de problemas, acidentes e riscos; substituir a especulação por informaçãoconfiável sobre o desempenho; ampliar a governabilidade da execução do projeto; substituir o fatalismo pela ação proativa e empreendedora; deixar de ser vitima dos acontecimentos para tornar-se protagonismo da realização dos projetos.
Com tantos projetos nas organizações não se pode adotar igual metodologia para todos eles. Cada gerenciador seleciona a metodologia compatível com sua compreensãoacerca do projeto.
Os objetivos e critérios de sucesso na execução de projetos são:
1. Custo: todo projeto requer o estabelecimento de um orçamento de referencia. Orçamento é uma estimativa de custo convertida em compromisso para a execução.
2. Prazos: todo projeto tem um prazo de limite ou diversos prazos para cada etapa de execução.
3. Qualidade: há três tipos de metas de...
tracking img