Gerencia de escopo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escopo de Projeto x Escopo de Produto: A Engenharia de Requisitos como subsídio para a Gestão de Software1
Carlos Eduardo Marquioni2, M.Sc., PMP

Resumo:
Considerando que a qualidade do processo utilizado para o desenvolvimento e a manutenção de um produto ou sistema tem influência direta em sua qualidade final, o artigo apresenta alguns dos processos da Engenharia de Requisitos como umaalternativa viável e prática para melhoria da qualidade de software através da sistematização dos processos de gerenciamento de escopo (de projeto e de produto) – tanto nos casos de desenvolvimento quanto de manutenção deste tipo de produto. A abordagem, que é aderente às recomendações das referências PMBoK e CMMI-DEV, baseia-se na definição de uma WBS (Work Breakdown Structure) padrão a partir dosprocessos da Engenharia de Requisitos. Esta WBS passa a ser customizada para cada projeto de software em função de um critério objetivo definido pela organização (no caso deste artigo é considerado como exemplo o critério ‘tamanho do projeto de software, baseado em uma estimativa de pontos por função’), possibilitando melhoria nos processos relacionados à gestão do escopo, com conseqüente melhoriano produto final.

Palavras-chave: WBS; Lista de Requisitos; Engenharia de Requisitos; Gestão de
Escopo de Produto; Gestão de Escopo de Projeto.

Project Scope Management x Product Scope Management: Requirements Engineering supporting Software Management
Abstract:
This article presents some of the Requirements Engineering processes as a practical and viable alternative to scope management(both, project and product scope management) in the case of software projects, considering that the quality of a product or a system is influenced by the quality of the process used to develop or maintain it.
1

Artigo apresentado no III Simpósio Internacional de Administração e Marketing/V Congresso de Administração da ESPM realizado na ESPM/SP em Dezembro/2008. 2 marquioni@marquioni.com.br –Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP/2008) e Bacharel em Análise de Sistemas (PUC-Campinas/1994).

Página: 1 de 19

This approach permits relation with the recommendations of PMBoK and CMMI-DEV, and is based on the definition of a standard WBS (Work Breakdown Structure) elaborated from Requirements Engineering processes. Such WBS is tailored to each software project using an objectivecriteria defined by the organization (in the case of this article, it is used as example the criteria ‘size of software project, based on function points estimating method’), allowing improvement in the scope management process and, as consequence, in the software product.

Key-words: WBS; Requirements List; Requirements Engineering; Product Scope
Management; Project Scope Management

Página: 2 de19

1

INTRODUÇÃO

A qualidade de um sistema ou produto é influenciada pela qualidade do processo utilizado para desenvolvê-lo e mantê-lo (CHRISSIS et al., 2003, p. 5); assim, a melhoria do processo de desenvolvimento de software tende a melhorar a qualidade do produto resultante. Este artigo apresenta uma alternativa para melhoria de processos de software, através de uma sugestão desistematização para uso conjunto de dois processos relacionados à gestão de escopo: de projeto e produto. Quando se trata de projetos de software, o termo escopo costuma referenciar apenas o conteúdo do produto a desenvolver – mais precisamente, uma lista geral dos requisitos que fazem parte do produto de software. Curiosamente, são raros os casos em que há menção explícita ao escopo do projeto segundosua definição conceitual original, que envolve a identificação e formalização das atividades que devem ser executadas para desenvolver ou manter o produto de software. Mesmo quando utilizado o termo escopo do projeto, a intenção dos gestores de software parece ser referenciar o escopo do produto gerado a partir da execução do projeto. As poucas referências explícitas ao termo escopo de projeto...
tracking img