Gerencia de escopo

Páginas: 2 (461 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
Gerenciamento de escopo

A definição do escopo de um projeto de construção e montagem é o processo de descrição detalhada do objetivo do mesmo, ou seja, é a delimitação do que será executado.Aliado a isso se define quais produtos ou serviços serão necessários, quem participará das etapas construtivas, quanto tempo levará, quanto esforço será despendido e quanto custará o projeto.
Fontes dedificuldade para gerenciamento do escopo podem incluir um vendedor tentando agradar um cliente ao prometer mais entregas; um gerente sênior que adiciona entregas ao projeto sem antes consultar aequipe; um membro da equipe técnica que decide adicionar algo ao escopo sem consultar a equipe; ou um cliente que percebe ou decide que o escopo precisa ser modificado.
A definição do escopo pode serconsiderada a atividade mais crítica de um projeto de construção e montagem. Isto acontece porque os erros cometidos na definição do escopo interferem automaticamente nas demais atividades relacionadasao gerenciamento do projeto e podem trazer graves consequências em termos de custos, prazos e riscos.
Mudanças no escopo, implementadas depois do início do projeto terão um maior impacto no custo ecronograma do projeto se comparado à mudanças implementadas durante a fase de Iniciação ou de Planejamento; consequentemente, é imprescindível que o escopo do projeto seja bem definido antes dotrabalho começar. Caso a mudança no escopo seja necessária uma vez iniciado o trabalho, as partes interessadas (principalmente o patrocinador, cliente e equipe) precisam entender exatamente como o escopoadicional impactará nas datas das entregas do projeto, (cronograma) bem como os recursos (custos).
Mudanças no escopo do projeto terão um impacto sobre o cronograma do projeto e / ou recursos. Osefeitos das mudanças de escopo podem aumentar dramaticamente quanto mais tardiamente forem implementadas no ciclo de vida do projeto. Como gerentes de projetos, é fundamental minimizar as mudanças de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerencia de escopo
  • Gerencia de escopo
  • Gerencia de escopo em projetos
  • Escopo
  • escopo
  • Escopo
  • Escopo
  • Escopo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!