Gepe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Tecnologia
Engenharia de Produção
Gestão Estratégica e Planejamento Empresarial


Trabalho válido pela 3ª Unidade da disciplina Gestão Estratégica e Planejamento Empresarial.

Tema: Supermercados Nordestão - Atendimento ao Cliente, Inovação e Ascensão no Mercado.

Natal, 24 de Outubro de 2011

Universidade Federal do Rio Grande doNorte
Centro de Tecnologia
Engenharia de Produção
Gestão Estratégica e Planejamento Empresarial
Docente: Fabrícia Carvalho

Trabalho válido pela 3ª Unidade da disciplina Gestão Estratégica e Planejamento Empresarial.

Tema: Supermercados Nordestão - Atendimento ao Cliente, Inovação e Ascensão no Mercado.

Componentes:
Diego Xavier Silveira Campos
Edmilson Dias Neto
Felipe CustódioMaia Correia
João Henrique Félix Silva de Sousa
Kaio Coutinho de Farias
Wilson Kléber Rodrigues dos Santos

Introdução
O trabalho válido pela terceira unidade da disciplina Gestão Estratégica e Planejamento Empresarial realizado pelo grupo composto por: Edmilson Dias Neto, Diego Xavier Silveira Campos, Felipe Custódio Maia Correia, João Henrique Félix, Kaio Coutinho de Farias e Wilson KléberRodrigues, sobre o caso de sucesso do supermercado Nordestão, no qual demos foco no Atendimento ao Cliente, Inovação e Ascensão no Mercado frente à concorrência.
O Nordestão é uma empresa genuinamente potiguar. Surgiu através do empreendedor Leôncio Etelvino de Medeiros, agricultor e comerciante que, em 1958 saiu da cidade de Cruzeta, na região Seridó do Rio Grande do Norte, para estabelecer-se emNatal. Aqui, adquiriu cinco pontos comerciais no antigo mercado público do Centro da cidade. Em 1967, um incêndio destruiu totalmente o mercado, restando à família apenas 200 caixas de óleo e 1.000 sacas de açúcar. Foi com essas poucas economias que montou o Armazém Medeiros, na sua residência, e que mais tarde, em 15 de setembro de 1972, daria origem à primeira loja de auto-serviço da rede, oNordestão Alecrim.
Hoje, o Grupo Nordestão reúne sete lojas em atividade. A expansão esteve sempre em sintonia com o crescimento da cidade. Em seis anos – de 1972 a 1978 - a empresa inaugurou quatro lojas, média de uma loja a cada dezoito meses. A segunda loja da rede Nordestão surgiu em 1975, no bairro de Petrópolis; em 1976, é inaugurada a terceira loja, no bairro de Lagoa Nova e em 1978, a quartaloja no Bairro Cidade Jardim. Com o crescimento da Zona Norte a empresa vislumbrou a oportunidade de dar continuidade a sua expansão, inaugurando em 1981 sua quinta loja, localizada no bairro Santa Catarina e, nove anos depois, em 1990, sua sexta loja, no bairro de Igapó. Sua sétima loja foi inaugurada em 2008 numa das áreas mais nobre da nossa cidade, no bairro de Tirol, esta que é um exemplo naquestão da comodidade do cliente, oferecendo diversos serviços dentro de sua loja, como: Terminais de Bancos, Restaurantes, Farmácias, Pague Fácil, Floricultura, Gráficas, Lava-jato, Quiosques de serviços diversos e Salão de Beleza.
Além das sete lojas, o Grupo Nordestão que conta com 2.500 funcionários, possui um escritório central, localizado na BR-101, ao lado da fábrica Dixie Toga, ondefunciona a Direção da empresa, os setores administrativos e a Central de Distribuição e Logística na qual é responsável pelo abastecimento de todas as lojas de Natal.
Com sete lojas distribuídas pela cidade e 2.500 funcionários, treinados e capacitados para atender bem o cliente, a rede está preparada para lidar com a concorrência desleal de gigantes do setor supermercadista, pois faz parte do grupoRede Brasil.
Ao longo de quase quatro décadas de tradição, o intenso e incansável trabalho de valorização do cliente é a principal missão da rede. “Todas as ações que desenvolvemos nesses 39 anos tem como objetivo atender as necessidades dos nossos clientes”, afirma o Diretor Presidente do Nordestão, Manoel Etelvino de Medeiros.
Os funcionários também são uma preocupação da rede. “São os...
tracking img