Geopolitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: Tecnologia em Logística
DISCIPLINA: Estágio Curricular
PROFESSOR: Maria Auxiliadora Silva SEMESTRE: 2012.2

ALUNO: Daiane Moreira TURMA: 4CN

SALA : 702 PRÉDIO: III






QUESTIONÁRIO



Questões sobre Globalização e Geopolítica


A globalização não é umfenômeno fácil de ser explicado. Existe uma multiplicidade de conceitos e de pontos de vista diferentes sobre o tema. Mister, por isso, apontar o que se compreende com o termo "globalização" como premissa para entender suas conseqüências. Anthony Giddens sintetiza brilhantemente um conceito de globalização ao afirmar que ela é a "intensificação das relações sociais em escala mundial" (GIDDENS,2008, p.61). Essa idéia simples, remete a perspectiva de "uma crescente interconexão em vários níveis da vida cotidiana a diversos lugares longínquos no mundo" (LIMA, 2002, p.125). Daí o empenho dos pesquisadores em desvendar "os nexos políticos, econômicos, geoeconômicos, geopolíticos, culturais, religiosos, lingüísticos, étnicos, racionais e todos os que articulam e tencionam as sociedadesnacionais, em âmbito internacional, regional, multinacional, transnacional ou mundial." (IANNI, 2006, p.30).
Globalização é normalmente associada a processos econômicos, como a circulação de capitais, a ampliação dos mercados ou integração produtiva em escala mundial. Mas descreve também fenômenos da esfera social, como a criação e expansão de instituições supranacionais, a universalização de padrõesculturais e o equacionamento de questões concernentes à totalidade do planeta (meio ambiente, desarmamento nuclear, crescimento populacional, direitos humanos etc.) Assim, o termo tem designado a crescente transnacionaliação das relações econômicas, sociais, políticas e culturais que ocorrem no mundo, sobretudo nos últimos 20 anos. (VIEIRA, 2002, p.72-3)
Logo, o processo de globalização épolifacético, com diversas dimensões, desde econômicas, sociais, políticas, culturais, até religiosas e jurídicas, que são combinadas das maneiras mais complexas.
A globalização aparece sobre as mais diversas dimensões, porém para análise é preciso delimitá-las. Uma classificação operativa dessas dimensões é a Liszt Vieira, apontando que existem cinco dimensões da globalização: a) econômica; b) política; c)social; d) ambiental; e) cultural (VIEIRA, 2002, p.80 e Ss.). Essa classificação, que não se pretende inesgotável, destaca o papel da economia e da cultura dentro do processo de globalização.
O principal deles é o econômico, que se refere a novos padrões de comércio, investimento, produção e empreendimento. Um segundo tipo, geralmente derivado do primeiro, é o sócio-político, concentrando-se nopapel cada vez menor do estado e de um tipo de organização social a ele associada. Em terceiro lugar, a globalização surgiu como centro de um discurso e de um protesto sócio-críticos, como uma nova forma que assumem as forças adversas: o inimigo da justiça social e de valores culturais particulares. Há outros dois outros discursos, mais especializados, mas igualmente importantes. Existe o discursocultural, dos estudos antropológicos e culturais, que apresenta a globalização como fluxos, encontros e hibridismo culturais. Por fim, como responsabilidade social, a globalização é parte de um discurso ecológico e de preocupações ambientais planetárias. (THERBORN, 2001).
Dimensão Econômica: Normalmente a globalização é apontada como um fenômeno econômico. Tal ênfase está relacionada àautonomia adquirida pela Economia em relação à política nas últimas três décadas (FARIA, 2004, p. 59) em decorrência da internacionalização do capital. No discurso oficial a política econômica dirige os interesses públicos, no sentido de guiar o Estado para possibilitar à participação na produção internacionalizada de bens. Para tanto os países devem se acomodar as demandas do mercado e dos...
tracking img