Geopolitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOGRAFIA POLÍTICA (GEOPOLÍTICA)
Geopolítica, termo utilizado para designar a influência determinante do meio ambiente (elementos como as características geográficas, as forças sociais e culturais e os recursos econômicos) na política de uma nação. O cientista político sueco Rudolf Kjellén, que criou um sistema de ciência política baseado na interação das forças sociológicas, políticas efísicas, criou a palavra geopolítica em seu trabalho, Staten som Lifsform (1916, O Estado como um organismo). A geopolítica chegou a ser importante na Alemanha durante o período do nacional-socialismo, pois proporcionou uma razão pseudocientífica para justificar sua expansão territorial.
Geografia política, ramo da geografia que tem sido parte essencial do estudo geográfico desde os tempos da Gréciaantiga. De fato, o tratamento regional foi, por um longo tempo, confinado a descrições de países, suas fronteiras e suas capitais. A geografia política moderna estuda as unidades políticas como uma região humana, notando suas bases geográficas e desenvolvimento territorial, suas mudanças na distribuição demográfica interna, a riqueza econômica relativa de uma área para outra, sua variedade política eoutros fenômenos sociais. Inevitavelmente, isto leva ao estudo das relações internacionais.
A geografia une-se com a ciência política e a história no estudo dos fenômenos políticos. O geógrafo visualiza a unidade política como uma área possuindo fronteiras e dividida em áreas administrativas, mas com uma ampla variedade de características econômicas, sociais e físicas. O cientista político lidacom instituições políticas e tipos de governo, os processos do comportamento político e princípios gerais de governo. Como a descrição genérica de fenômenos políticos não explica completamente governos individuais, a ciência política deve preocupar-se com o estudo comparativo de diferentes governos e então mistura-se à geografia política.
Tal qual no campo das relações internacionais, geografia eciência política possuem uma grande área para cobrir. Na análise de elementos de poder entre países, a geografia econômica bem como a geografia política contribuem com dados e conceitos. Na realidade, várias outras ciências, incluindo economia, antropologia, geologia econômica e botânica econômica contribuem para uma avaliação dos recursos das nações.
O estudo das relações internacionais levou auma geografia pseudopolítica dinâmica, a geopolítica. De acordo com uma definição, “a geografia política visualiza o estado do ponto de vista do espaço, enquanto que a geopolítica visualiza o espaço do ponto de vista do estado”. Uma extensão desse conceito, a Geopolitik definida por Karl Haushofer, foi usada na Alemanha nazista como instrumento de propaganda e ilustra o perigo de confundirsuposições com fatos e a utilização disto para propósitos particulares.

GLOBALIZAÇÃO, GEOPOLÍTICA E MEIO AMBIENTE

A geopolítica que por tanto tempo determinou os rumos das relações externas das grandes potências e dos países emergentes, assim como o processo de expansão das empresas multinacionais, adota uma nova forma com o processo duplo globalização/regionalização. Assim sendo é impossívelentender a geopolítica e seu impacto no meio ambiente sem inseri-la no contexto da globalização. Ou de uma forma muito mais polêmica, o duplo processo globalização/regionalização têm impactos positivos no meio ambiente, na medida em que o território deixa de ser importante para as políticas de expansão geográficas dos Estados-Nações, e de expansão de mercados das empresas. Motivo de reflexão é afirmartambém, que a geopolítica cedeu seu lugar para sua antítese, a geoeconomia, e que esta deverá determinar os novos rumos e estratégias de ação dos estados, que garanta um processo de acumulação em base "nacional".
A geopolítica é entendida de várias formas, todas elas ligadas ao espaço territorial, e às estratégias de ação dos Estados, como forma de expandir o território nacional ou defender as...
tracking img