Gatorade marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gatorade


A bebida Gatorade foi formulada para ajudar atletas, a repor os líquidos e sais minerais perdidos com o suor e fornecer energia para os músculos, energia que se perde durante a prática de atividades físicas. A bebida é considerada um repositor hidroeletrolítico. A composição do Gatorade assemelha-se à do soro fisiológico comum, contendo água, açúcar e sal. Mas a bebida contém,também, aromatizantes e corantes e uma concentração alta de carboidratos, que facilitam a passagem da bebida pelo estômago, dando uma sensação de leveza estomacal, muito apreciada pelos atletas. Além disso, a bebida possui baixo teor de sódio, não possui conservantes e não contém edulcorantes, seu sabor doce advém dos carboidratos contidos na mesma.


A HISTÓRIA
Na década de 60, o treinador do timede futebol americano da Universidade da Flórida, Ray Graves, procurava uma solução para a queda de rendimento físico do seu time durante os treinos e jogos que, em uma região de clima tropical, eram realizados sob calor intenso. Para melhorar o desempenho de seus atletas, o técnico pediu ajuda a um de seus assistentes, que fazia parte da equipe de cientistas da universidade comandada pelo Dr.Robert Cade. Em 1965, os estudos conduzidos pela equipe de cientistas, composta pelo Dr. Robert Cade, Dana Shires, Alejandro DeQuesada e Jim Free, obtiveram como resultado uma bebida que proporcionasse a reposição rápida de líquidos, carboidratos e sais minerais perdidos pelo organismo, que foi testada em dez jogadores da equipe de futebol americano da universidade. O primeiro jogador a experimentara nova bebida esportiva foi James Benson.



Cade batizou inicialmente sua fórmula de Seminole Fire Water, e observou que os resultados foram bons e satisfatórios. Ele então levou sua fórmula a uma conferência de atletas e preparadores físicos, e distribuiu a sua bebida para mais de 60 atletas na ocasião. No dia 30 de novembro de 1966, a seção de esporte dojornal The Miami Herald, através de uma reportagem, introduziu a nova bebida para a imprensa e conseqüentemente à publicidade. Em outubro de 1967, durante um jogo contra a Universidade da Georgia, na disputa do Orange Bowl, final do futebol americano universitário, toda a equipe utilizou a bebida durante a partida. Naquele dia, os Gators, como era chamado o time da Universidade da Flórida,começaram perdendo, porém conseguiram virar a partida quando a equipe adversária começou a apresentar sinais de desgaste físico. A vitória rendeu elogios à bebida criada pela equipe do Dr. Robert Cade, que foi batizada oficialmente com o nome de GATORADE (algo como "limonada dos Gators"), em homenagem ao time de futebol americano da universidade.




O produtoganhou notoriedade pela conceituada revista Sports Illustrated, quando o técnico adversário, Bobby Dodd, disse que seu time havia perdido para os Gators, em conseqüência de não terem GATORADE (“We didn’t have Gatorade. That Made the Difference”). No dia 1 de julho de 1968, a mesma revista publicou um artigo, assinado pelo jornalista Gil Rogin, falando dos benefícios da nova bebida. "Equipesesportivas famosas vão ao delírio quando falam sobre o líquido verde-limão, opaco, com alguns atributos estranhos e sabor incomum", dizia o texto inicial da reportagem de seis páginas. Era a publicidade que o novo produto precisava. A universidade mostrou pouco interesse na exploração comercial do produto e os direitos de licença foram vendidos para a empresa alimentícia Stokely Van-Camp.
A primeiraprovidência tomada pela nova proprietária foi melhorar o sabor da bebida, que não era dos melhores. Um especialista foi contratado e depois de algumas pesquisas, foram acrescentados 2% de açúcar à sua fórmula.

Branding, pesquisa e tecnologia

No verão de 1968, GATORADE chegava aos supermercados no sabor original de Lemon-Lime (limão). No ano seguinte a...
tracking img