Gastronomia- bebidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Educação Profissional de Taguatinga – SENAC
Curso: Técnico em Nutrição e Dietética
Disciplina: Higiene dos Alimentos
Prof: Clara
Alunas: Marluce
Nayara
Salete Galvagni

Seminário de Bebidas

Taguatinga
2012
SUMÁRIO
1. VODCA (VODKA) 2
1.1. Histórico 3
1.2. Características (organoléptica) 3
1.3. Processo de fabricação 3
1.4. Indicação de uso e formas de servir (quente ougelada) 4
1.5. Imagens, embalagens, copo adequado para a bebida 5
2. TEQUILA 6
2.1. Histórico 6
2.2. Características (organoléptica) 6
2.3. Processo de fabricação 6
2.4. Indicação de uso e formas de servir (quente ou gelada) 7
2.5. Imagens, embalagens, copo adequado para a bebida 7
3. RUM 8
3.1. Histórico 8
3.2. Características (organoléptica) 9
3.3. Processo de fabricação 9
3.4.Indicação de uso e formas de servir (quente ou gelada) 9
3.5. Imagens, embalagens, copo adequado para a bebida 10

VODCA (VODKA)

1.1. Histórico

A vodca é originária da Europa Oriental, não se sabendo ao certo qual a sua origem exata, China, Japão, Rússia ou Polônia. Na Rússia, os tsares acabaram a produção no princípio da Primeira Guerra Mundial, mas em 1925 a produção foi retomadapara neutralizar o mercado negro que, entretanto se tinha estabelecido.

1.2. Características (organoléptica)

A vodca ou vodka (em russo: во́дка; em polaco: wódka) é uma popular bebida destilada, incolor, quase sem sabor e com um teor alcoólico entre 35 e 60%. A vodca é a bebida nacional da Rússia. O nome vodca é o diminutivo de água ("aguinha") em várias línguas eslavas, contudo não setem certeza da origem etimológica, que poderia ser apenas uma coincidência. De toda forma, os estudos mais recentes apontam que a palavra wodka (gorzalka, originalmente) foi primeiramente utilizada em textos poloneses, sendo o mais antigo datado de 1643.

1.3. Processo de fabricação

A vodca é um destilado obtido a partir de arroz (China, Japão e outros países produtores deste produto)e o restante mais comuns na Rússia e Polônia, devido à fartura de tais produtos: cevada, milho, trigo, centeio, ervas, figos ou batatas, fermentados. Cada uma dessas matérias primas confere à bebida sabor e qualidade diferentes, variando a fórmula de acordo com a região onde é produzida. Popularmente, a vodca tem 40% de teor alcoólico, mas a sua graduação pode variar entre os 35 e os 60% sendoacrescido de água local, o que lhe diferencia também. A União Europeia, por exemplo, impõe um teor alcoólico mínimo de 37.5%, enquanto que as bebidas produzidas na América tem em geral 37% de teor alcoólico, pois o processo de destilação é diferente do europeu.
O processo de fabricação da vodca é o mesmo que o do uísque, mas enquanto que este é destilado a baixas temperaturas, o que dá o sabor acereais, a vodca é destilada a altas temperaturas e depois submetida a filtragens químicas para neutralizar os aromas dos cereais, tendo também como diferencial a água agregada à produção, sendo a água da Inglaterra famosa pelo seu sabor peculiar.
Primeiramente é preciso obter-se o mosto, líquido formado durante a fermentação de algum dos cereais ou tubérculos citados. Com isso, o líquido formadoterá baixa concentração alcoólica (6 a 8%) e um sabor característico à matéria-prima utilizada. Após obtê-lo passa-se para a etapa de destilação, onde o mosto é destilado. Em seguida, passa pelo processo de retificação, onde parte das impurezas é eliminada. Esses dois processos são repetidos várias vezes, até que se obtenha um destilado de altíssimo teor alcoólico (cerca de 90%), que depois émisturado com água até atingir o teor de álcool desejado. As etapas seguintes, de filtração e purificação, têm o objetivo de tornar a vodca pura, retirando as impurezas restantes dos processos anteriores. São utilizados os métodos de filtração através do carvão e de um filtro de membrana.
Após todas estas etapas, o produto final obtido é extremamente puro, de alta concentração e, geralmente, sem...
tracking img