Turismo Goumand

1154 palavras 5 páginas
A Obra

O artigo escrito por Ewerton Reubens Coelho Costa: “ Turismo Gourmand: O luxo e a gastronomia como vetores para o apetite de viajar”, possui 30 páginas, publicado pela Revista Turismo e Sociedade, UFPR, Vol.5, Nº 1, Ano 2012.

Credenciais do Autor
Mestrando em Gestão de Negócios Turísticos - UECE; Graduado em Gestão do Turismo (IFCE); Especialização em Gestão Pública (UNILAB) Curso de Aperfeiçoamento em Projetos Sociais - CETREDE; Curso de Regionalização do Turismo e Curso de Formação para Gestores das Políticas Públicas do Turismo (2009), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atua como: Professor horista no Instituto Ateneu; Membro do Grupo de Pesquisa Gestão do Turismo e da Hospitalidade nos Territórios (IFCE); Membro da Red Española de Historia y Arqueologia - REHA; Tendo se dedicado com ênfase nas pesquisas de segmentação de mercado e nos Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Culturais - com foco na gastronomia, Gestão do Turismo, Gestão do Luxo, Gestão de A&B (alimentos e bebidas), Gastronomia, Cultura Gastronômica, Turismo Cultural e LGBT.

Conhecimento da Obra

O artigo fala sobre a gastronomia aliada ao luxo tem q capacidade de seduzir turistas criando o segmento turístico gourmand.
O artigo baseia-se fundamentalmente no turismo relacionado a gastronomia de luxo, ou alta gastronomia, como fator gerador de gerador de objeto de desejo e se incorpora a outros estudos do autor relacionados a gastronomia e fatores culturais.
Segundo Costa, a ostentação do luxo existe desde os tempos primórdios, e geralmente vem associado ao prazer físico ou sensorial.
O autor fala que o elo mais forte de ligação entre o homem e a cultura é a alimentação, afirmando assim que, as condições “históricas, geográficas, climáticas, sociais, econômicas, técnicas e culturais têm ligações diretas na alimentação de um povo”. Cita alguns autores, ressaltando o imaginário, o simbolismo, a identidade e as

Relacionados