Comparativo ext3 e ntfs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de Arquivos EXT3 e NTFS



Saulo Girard de Mendonça Costa¹
Elias Frota de Oliveira²



Resumo
Cada sistema possui uma maneira muito particular de alocar dados no HD. Este modo nada mais é do que o sistema de arquivos. E o próprio sistema de arquivos do qual mencionamos será o tema deste artigo. Mais particularmente, os sistemas EXT3 e NTFS.

Abstract
Each systemhas a very particular way of allocating data in HD. This mode is nothing more than the filesystem. And the actual file system which will mention the subject of this article. More particularly, the systems EXT3 and NTFS.


Metodologia
O artigo em questão foi elaborado a partir de uma pesquisa minuciosa por sites da internet juntamente com referências de livros conceituados na área.Seguidamente foram extraídos trechos preponderantes para estudo e posteriores considerações.


Introdução

Diferentes sistemas de arquivos utilizam modos diferentes de armazenamento de arquivos. O EXT3, por exemplo, é um sistema pertencente ao Linux que possui grande performance no gerenciamento de dados, assim como no armazenamento, alocações e atualizações das informações. O NTFS foi criadopelo Windows para garantir maior desempenho, segurança e confiabilidade. Assim acabou por tomar o lugar do FAT32. Hoje em dia o NTFS é utilizado entre outros sistemas no Windows XP e Seven. Este artigo apresenta cada um dos sistemas de arquivos, o EXT3 e o NTFS, estabelecendo um comparativo entre eles.


Conceito de Sistema de Arquivos

Todas as vezes que armazenamos algumasinformações no computador, estas são gravadas no HD, por meio de uma cabeça de leitura que “risca” a superfície do disco. O sistema de arquivos é a maneira que o SO se utiliza para encontrar, organizar, agrupar e localizar as informações em disco ou partição. Ele atua separando os espaços em trilhas e setores para que se possa ter uma organização. Portanto, além de separar os espaços do disco, ele mantém umregistro da localização de todos os arquivos gravados no HD. Funciona como uma lista de consulta. Assim sempre que o SO deseja um arquivo ou dado, o HD consulta este registro e verifica em qual disco, trilha e setor o arquivo se encontra.








Figura 1. Composição do HD




EXT3 (Third Extended file system)

O EXT3 é nomomento o sistema de arquivos mais usado no Linux. Em 1999 foi desenvolvido por Stephen C. Tweedie para ser uma versão melhorada do EXT2, possuindo recursos a mais que este. O EXT3 passou a ser efetivamente suportado pelo kernel do Linux a partir da versão 2.4, assim, todas as distribuições do sistema lançadas com esse kernel ou superior, tem suporte para EXT3.





Características do EXT3O EXT3 veio corrigir um problema do EXT2, o utilitário fsck (que verifica todos os blocos do sistema de arquivos, procurando por inconsistências entre as estruturas e descrições e os dados efetivamente armazenados sempre que o sistema é desligado incorretamente), que demandava bastante tempo. Porém a principal característica do ext3 é o uso do recurso de journaling, onde o sistema de arquivosmantém um journal (diário) das alterações realizadas, um recurso similar ao LFS usado no NTFS. Este "diário" armazena uma lista das alterações realizadas, permitindo que o sistema de arquivos seja reparado de forma muito rápida após o desligamento incorreto. O fsck continua sendo usado, mas agora ele joga de acordo com as novas regras, realizando o teste longo apenas quando realmente necessário. OEXT3 possui três modos de operações:
Journal: grava todas as mudanças em sistema de arquivos. É o que tem maior capacidade de evitar perda de dados, porém é o mais lento das três operações.
Writeback: como o Ordered, o Writeback grava mudanças para o sistema de arquivo em metadata (arquivos que guardam informações sobre outros), mas utiliza o processo de escrita do sistema de...
tracking img