Gas perfeito e gas real

Páginas: 2 (304 palavras) Publicado: 2 de abril de 2013
Gás Ideal x Gás Real

Teoria Cinética dos Gases
A Teoria Cinética dos Gases procura dar uma ideia da estrutura interna dos gases através de hipóteses, criando-se um modelo que sirva paraexplicar os fenômenos e as Leis Físicas dos Gases (Lei de Boyle-Mariotte, Gay-Lussac e Charles).
Em linhas gerais, a Teoria Cinética dos Gases constitui-se das seguintes hipóteses:
1ªHipótese: as moléculas se encontram em movimento desordenado, regido pelo
princípio da Mecânica Newtoniana.
2ª Hipótese: as moléculas não exercem força umas sobre as outras, exceto quandocolidem, de maneira que as colisões entre as mesmas são perfeitamente elásticas;
3ª Hipótese: as colisões das moléculas entre si e contra as paredes do recipiente que as contém sãoperfeitamente elásticas e de duração desprezível;
4ª Hipótese: as moléculas têm dimensões desprezíveis em comparação com os
espaços vazios entre elas.








Gás Perfeito (Gás Ideal) e GásReal

Chama-se gás perfeito ou gás ideal o gás que obedece, rigorosamente, às leis Leis Física dos Gases (Lei de Boyle-Mariotte, Gay-Lussac e Charles), em quaisquer condições de pressão etemperatura; além disso, o gás perfeito ou ideal deve se encaixar perfeitamente no modelo descrito pela Teoria Cinética dos Gases.
Na prática, entretanto, um gás comum, que chamaremos degás real, sempre se afasta do comportamento de uma gás perfeito, principalmente sob pressões muito altas e/ou temperaturas muito baixas. Nesses casos, o volume do gás se reduz e aspartículas se avizinham, passando umas a ”atrapalhar” o movimento das outras; como consequência, o comportamento do gás passa a contrariar a Teoria Cinética dos Gases.
Desse modo, podemos concluirque um gás real se aproxima do “gás perfeito” à medida que a pressão diminui e a temperatura aumenta; em outras palavras, um gás será tanto mais perfeito quanto mais rarefeito ele estiver.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gás real e gás ideal
  • Gás Ideal e Gás Real
  • Gas real
  • gas perfeito ou ideal
  • Relat Rio Investiga O Detalhada Gas Perfeito Mar O
  • GA
  • GA
  • ao gás

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!