Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ DISCIPLINA: Física
SEMESTRE 2011/01 TURMAS: ENC 11 E 12 CÓDIGO DO MATERIAL: E. D. 04

O QUE É UM GÁS? Em Física, gás é um dos estados da matéria, não tem forma e volume definidos, e consiste em uma coleção de partículas (moléculas, átomos, íons, elétrons, etc.) cujos movimentos são aproximadamente aleatórios.Devido a natureza elétrica das partículas acima mencionadas, um campo de força é presente em todo o espaço à sua volta. As interações entre estes campos de força de uma partícula para a próxima dão origem as forças intermoleculares. Dependendo da distância, estasforças intermoleculares influenciam o movimento dessas partículas, e conseqüentemente, suas propriedades termodinâmicas: As temperaturas e as pressões características de muitas aplicações, essas partículas são normalmente muito separadas. Esta separação corresponde a uma força atrativa muito fraca. Como resultado, para muitas aplicações esta força intermolecular torna-se insignificante.Um gás também apresenta as seguintes características:
* Densidade relativamente baixa e viscosidade comparável a dos estados sólido e líquido.
* Volume muito sensível as mudanças na temperatura ou pressão, por isso o termo "compressíveis".
*Difusão rápida, espalhando-se rapidamente, de forma a distruibuir-se homogeneamente e preencher totalmente qualquer recipiente.
Gás real: Os gases reais são todos os gases existentes na natureza, salvo quando estão em condições de pressão e de temperatura particulares e nestes casos são considerados aproximadamente, para efeitos apenas de cálculos facilitados, como gases perfeitos ou ideais. Emoposição aos gases ideais, os gases reais não podem ser explicados e modelados inteiramente usando-se a lei dos gases ideais. Os gases nobres, como hélio e o argônio, por serem gases atômicos, não formando normalmente moléculas, são mais próximos dos gases ideais, e por isso, até erroneamente, chamados no passado de "gases perfeitos", pois suas partículas se comportam mais como as característicasidealizadas e pontuais dos gases ideais.
Gás ideal: Um gás ideal ou perfeito é um modelo idealizado, para o comportamento de um gás. É um gás teórico composto de um conjunto de partículas pontuais movendo-se aleatoriamente e não interagindo. O conceito de gás ideal é útil porque obedece a lei dos gases ideais, uma equação de estado simplificada, e é passível de análise pela mecânica estatística. Emcondições ambientais normais tais como as temperatura e pressão padrão, a maioria dos gases reais comportam-se qualitativamente como um gás ideal. Geralmente, desvios de um gás ideal tendem a diminuir com mais alta temperatura e menor densidade, como o trabalho realizado por forças intermoleculares tornando-se menos significativas comparadas com a energia cinética das partículas, e o tamanho das moléculastorna-se menos significativo comparado ao espaço vazio entre elas. O modelo dos gás ideal tende a falhar em baixas temperaturas ou altas pressões, quando forças intermoleculares e o tamanho molecular tornam-se importantes. Em algum ponto de baixa temperatura e alta pressão, gases reais atravessam uma transição de fase, tais como um líquido ou um sólido. O modelo de um gás ideal,entretanto, não descreve ou permite transições de fases. Estes devem ser modelados por equações de estado mais complexas.
Lei dos gases ideais Lei dos gases ideais é a equação de estado do gás ideal, um gás hipotético formado por...
tracking img