Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Idéia sobre a origem da cultura – página 53 á 63
“Claude Lévis – Strauss, o mais destaca antropólogo francês, considera que a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira regra,aprimeira norma.(54)”
Leslie White, antropólogo norte – americano contemporânea, considera que a passagem do estado animal para o humano ocorreu quando o cérebro do homem foi capaz de gerarsímbolos”.(p.55)
“(...) Mesmo um símio não saberia fazer a distinção entre um pedaço de pano, sacudido ao vento, e uma bandeira desfraldada”. (p55)
(...) “Ou seja, para perceber o significado de um símbolo énecessário conhecer a cultura que o criou.” (p.56)
(...)“Algumas delas tendem implícita ou explicitamente a admitir que a cultura apareceu de repente, num dado momento. Um verdadeiro salto da naturezapara a humanidade. (p.56)”
“O primata, como ironizou um antropólogo físico, não foi promovido da noite para o dia posto de homem”. (p.56)

Teorias Modernas sobre Cultura
“Roger Keesing refere – seás teorias idealistas de cultura, que subdivide em três diferentes abordagens. A primeira delas é a dos que consideram cultura como sistema cognitivo, produto dos chamados”... (p.60)
“O seu trabalhotem sido o de descobrir na estruturação dos domínios culturais - mito,arte, parentesco e linguagem - os princípios da mente que geram essas elaborações culturais.”(p.61)
(...) “entre as teoriasidealistas, é a que considera cultura como sistemas simbólicos. Esta posição foi desenvolvida nos Estado Unidos principalmente por dois antropólogos: o Já conhecido Clifford Geertz e DavidSchnerider.(p.62)
“Esta amplitude de possibilidade, entretanto, será limitada pelo contexto real e especifico onde de fato ele cresce.” (p.62)

Cultura( páginas 21 - 29)
Natureza da Cultura
“O termo cultura(colere, cultivar ou instruir; cultus, cultivo, instrução ) não se restringe ao campo da antropologia. Vários áreas do ser Humano – agronomia, biologia, artes, literatura, história etc.”(p21)...
tracking img