Fungos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fungos emboloradores e manchadores

A madeira representa o principal produto florestal e é, sem dúvida, um dos materiais orgânicos mais importantes e complexos que se conhece. Devido a suacomplexidade anatômica e química pode sustentar uma rica comunidade de espécies de fungos e de outros microrganismos. Geralmente, os primeiros fungos que colonizam as árvores recém-abatidas são osemboloradores e os manchadores de madeira, devido a grande quantidade de substâncias de reserva, das quais eles se nutrem, e à elevada umidade. Dependendo da espécie florestal, dos fatores ambientais e dostratamentos químico ou físico, os fungos podem ocupar toda a superfície da tora, em menos de 48 horas.

Definição de fungos: Definem-se por fungos os micro-organismos eucariontes que possuem núcleodelimitado por carioteca. São classificados como leveduras (fungos unicelulares) e bolores (fungos pluricelulares). Os fungos são organismos heterotróficos, portanto, incapazes de produzir seu próprioalimento devido à ausência de clorofila. Em sua maioria são organismos aeróbios obrigatórios, ou seja, crescem somente em ambiente rico em oxigênio.

Ciclo de desenvolvimento dos fungos

Os tipos defungos que podem atacar a madeira, são agrupados da seguinte forma:    Fungos emboloradores, Fungos manchadores, Fungos apodrecedores (causadores da podridão parda, branca e mole).

Para que osfungos possam colonizar a madeira, é necessário que ela apresente condições favoráveis de umidade, temperatura, aeração, pH e ausência de substâncias tóxicas. Todos estes fatores básicos sãoindispensáveis, e a ausência de qualquer um destes fatores pode ocasionar o não desenvolvimento de fungos em madeira.      A umidade: deve estar acima 30% (PSF) e abaixo de 60% . A temperatura: favorávelpara o desenvolvimento dos fungos é cerca de 25°. Aeração: Os fungos são essencialmente aeróbios, isto é, concentrações baixas ou ausência de O2 podem inibir seu ataque à madeira. pH: encontram entre...
tracking img