Nell

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O filme Nell, dirigido por Michael Apted, apresenta uma jovem que viveu parte da sua vida isolada junto da sua mãe numa floresta, distante do contacto com a zona urbana, e relembra o passado sendo a única ponte entre Nell, a jovem, e as pessoas que a contactaram, procurando resgatar os elementos de socialização anteriores para reintegrá-la na sociedade. O enredo do filme mostra atentativa de civilizar Nell, nas acções do médico e da psicóloga.
Na síntese do filme, encontra-se a seguinte questão: Mas será certo civilizar uma pessoa selvagem, sem que ela deseje realmente isso? É esta a pergunta a que vou tentar encontrar resposta ao longo desta reflexão.

2. Análise Reflexiva

Nas Montanhas Azuis da Carolina do Norte, uma paisagem em que o Homem ainda não alterou aNatureza, habitam diferentes espécies. Ali também vivia Nell, uma jovem que foi criada à margem da sociedade, ainda que tenha tido algum contacto com os humanos. Na verdade, vivia com uma irmã e com a mãe que se encontrava paralisada devido a uma trombose. As duas irmãs nasceram como resultado de uma violação. O filme começa quando a mãe de Nell morre. O seu corpo é descoberto na cabana ondeviviam por um rapaz que, de vez em quando, aí se dirige para deixar alimentos. O sheriff local pede ajuda ao Dr. Lovell para certificar a causa da morte. Nell é então acidentalmente descoberta por Jerry, escondida. Assim começa a extraordinária aventura no coração da inocência desta personagem.
Não se deve pensar Nell como uma selvagem, mas sim, como uma pessoa que vive uma outra cultura, bastantedistinta da nossa, nem por isso melhor ou pior. Além disso, seria bastante hipotético, tecer qualquer tipo de consideração acerca dos desejos dela, tanto que a convivência dos três (Nell, Médico e Psicóloga) os fez adaptar seus comportamentos no sentido de entender melhor uns aos outros. Nell foi socializada a partir da infância, como acontece com as crianças que vivem em sociedade, porém foi levadaa adoptar um modo de vida afastada da mesma e dos seus benefícios e inconvenientes, sem aquilo que todos aceitamos como fundamental (água canalizada, luz eléctrica, etc.), e sem os agentes de socialização que a levassem a adoptar os comportamentos padronizados reconhecidos e aceites pela nossa sociedade. Nell mantinha apenas a tradição cultural do seu grupo (mãe e a irmã). Foi esta revelação doquotidiano de vida de Nell e da sua mãe que provocou a curiosidade das pessoas, levando-as a quererem estudá-la como se se tratasse de uma simples cobaia de laboratório, ou socializá-la, mesmo que à força. Não entendiam que Nell já estaria socializada.
Uma vez que a criança ao nascer é um ser não cultural, pois a cultura não depende da herança biológica. Segundo CUCHE (2003), “Numa abordagemculturalista, acentua-se não o legado biológico, que não é considerado determinante, mas, pelo contrário, o legado cultural, ligado à socialização do indivíduo no interior do seu grupo cultural”. Nell pouco tinha apreendido da cultura ocidental, somente aquilo que a sua mãe (único agente de socialização) lhe tinha transmitido. Segundo BERGER & LUCKMANN (2004), “O indivíduo não nasce membro dasociedade. Nasce com predisposição para a sociabilidade e torna-se membro da sociedade.”. O filme traça um curioso embate entre o que é cultura e o que não é cultura. Atribuem a Nell um comportamento distinto do deles, uma falta de sociabilidade. Enfim, eles não percebiam que Nell apresentava todos os requisitos para viver em sociedade. Ao se considerar, por exemplo, os rituais que a Nell praticava,como a maneira como sepultou a mãe ou a ida ao rio à noite para tomar banho ou até mesmo o volta ao local onde a irmã tinha sido enterrada, não se pode, numa perspectiva relativista, considerar que ela não possui cultura. Pelo contrário, Nell mantinha a tradição cultural do seu grupo, a sua mãe e sua irmã.
Outro aspecto relevante é que não se pode dizer que a Nell é uma criança selvagem porque,...
tracking img