Fungos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os fungos podem ser encontrados praticamente em qualquer ambiente onde participam de maneira muito importante na degradação de matéria orgânica animal e vegetal.
Os fungos têm grande relevância para a medicina, pois algumas espécies produzem substancias como antibióticos, esteróides, ácidos orgânicos etc.
Também tem grande valor para a indústria alimentícia não só alguns deles são comestíveiscomo agem como fermentador de alimentos.
Os fungos não precisam parasitar o homem para sobreviver, apenas poucas espécies atacam eventualmente o organismo humano causando em geral micoses, intoxicações ou envenenamentos.
Vamos ver hoje OS FUNGOS, CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS
Um dos grupos de seres vivos mais bonitos da natureza, de colorido e forma sem precedentes.
Vamos conhecer entãoas CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS FUNGOS
Os fungos são seres UNI ou PLURICELULARES
Podem também ser MICRO OU MACROSCÓPICOS
Entre os fungos macroscópicos os mais conhecidos são os cogumelos champignom todos os fungos, são, EUCARIONTES (CARIOTÉCA) é aquela membrana que envolve o núcleo.
São HETERÓTROFOS, ou seja, eles não conseguem produzir o próprio alimento como uma planta, eles tem que consumiro alimento que já existe na natureza isso é uma característica fundamental porque durante muitos anos os fungos foram classificados como plantas ou eram estudados no reino dos vegetais, mas o fungo realiza fotossíntese? NÃO REALIZAM FOTOSSINTESE
Por isso não é autótrofo ele é heterótrofo especial e chamado:
DECOMPOSITOR (SAPRÓFAGOS)
Fungo é o indivíduo que pega a matéria orgânica etransforma em matéria inorgânica. Essa decomposição e feita por fermentação ou por digestão e essa digestão, ela extra-corpórea.
DIGESTÃO EXTRACORPÓREA
Outra característica muito importante dos fungos é a digestão que ocorre fora do corpo deles; o cogumelo, por exemplo, libera um pozinho enzimático que vai derretendo o esterco de boi ou a madeira que está apodrecendo por ele mesmo e essas enzimas entãovão degradando as proteínas e os carboidratos, enfim, degradando a matéria orgânica; transformando em minerais que depois são sugados pelas suas raízes; não que os fungos tenham raízes, mas sim uma estrutura que absorve esses nutrientes inorgânicos.
PARASITAS
Eles podem também ser parasitas que causam doenças como, por exemplo, a frieira ou o pé de atleta ou podem ser MUTALISTAS
E entre osmutalistas, se destacam os liquens as micorrizas.
OS FUNGOS EXISTEM EM LUGARES ÚMIDOS QUENTES, SOMBRIOS, que sejam RICOS EM MATÉRIA ORGÂNICA
O ambiente dos fungos aquele das florestas fechadas abafadas; encontramos fungos crescendo no caule ou no graveto que caiu; no animal que está morrendo, que está decompondo por ação de bactérias os fungos, então toda vez que reviramos a relva, as folhas emexemos num galho; toda vez que levanto uma pedra, sempre; sempre vamos encontrar fungos. Fungos visíveis a olho nu, ou na matéria em decomposição quando não estamos vendo o fungo. Mas ele está lá.
PAREDE CELULAR DE QUITINA
Os fungos apresentam parede celular assim como os vegetais e bactérias só que, a parede celular deles é composta por um açúcar chamado quitina. Então os fungos têm umacaracterística muito parecida com a dos vegetais, parede celular presente, porém nos vegetais sua parede celular é formada por celulose enquanto que nos fungos é formado de quitina o mesmo açúcar que compõe o excreto dos insetos isso é uma característica importante afastando cada vez mais o fungo do grupo dos vegetais, alias é importante ressalvar que os fungos têm seu próprio reino, chamado reino fungi.Que tem diversos tipos de fungos agregados nessa categoria.
SUBSTÂNCIA DE RESERVA: GLICOGENIO
Outra característica que aproxima cada vez mais os fungos dos animais é a sua substância de reserva, que no caso é o glicogênio, essa mesma substância está no nosso fígado, assim como nós, os animais tem o glicogênio como reserva; os fungos também tem ele como reserva, o glicogênio e não o amido como...
tracking img