Fundamentos da realidade virtual e aumentada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos da Realidade Virtual e Aumentada

José Joselito da Silva Junior, Renato Spelta Rangel
FAESA - Faculdades Integradas Espírito-santenses | Av. Vitória, 2.220 - Monte Belo, Vitória, ES - CEP 29053-360

junior_alecrim@hotmail.com; renatospelta@gmail.com

Resumo. Realidade Virtual e Realidade Aumentada são duas áreas relacionadas com as novas gerações de interface do usuário,facilitando e potencializando as interações do usuário com as aplicações computacionais. Este artigo apresenta os conceitos de realidade virtual e aumentada, mostrando os aspectos de tecnologia, projeto e aplicação.

1. Introdução

A realidade virtual surge como uma nova geração de interface, na medida em que, usando representações tridimensionais mais próximas da realidade do usuário, permiteromper a barreira da tela, além de possibilitar interações mais naturais. A realidade virtual teve suas origens na década de 60, com o desenvolvimento do ScketchPad por Ivan Sutherlan, mas só ganhou força na década de 90, quando o avanço tecnológico propiciou condições para a execução da computação gráfica interativa em tempo real. Apesar das vantagens da realidade virtual, ela necessitava deequipamentos especiais como capacete, luva, óculos estereoscópicos, mouses 3D, etc, para fazer com que o usuário fosse transportado para o espaço da aplicação, onde realiza suas interações. Além disso, o “transporte” do usuário para o ambiente virtual causava um desconforto inicial e dificuldades de interação, exigindo, muitas vezes, treinamento. Esses problemas inibiram a popularização da realidadevirtual como uma nova interface do usuário.

Por outro lado, a evolução tecnológica também propiciou, na década de 90, o aparecimento da realidade aumentada, permitindo a sobreposição de objetos e ambientes virtuais com o ambiente físico, através de algum dispositivo tecnológico. Essas aplicações ficaram mais acessíveis somente no início dos anos 2000, com a convergência de técnicas de visãocomputacional,
software e dispositivos com melhor índice de custo-benefício.

2. Características da Realidade Virtual

A realidade virtual suaviza a barreira existente entre a simulação e o usuário que normalmente é provocada pelos mecanismos operacionais do computador. As interfaces baseadas em realidade virtual ocasionam como características, cinco fatores: imersiva, intensiva, interativa,ilustrativa e informativa. Os seus componentes são o usuário, utilizando-se das vias sensoriais de percepção e controle, a interface homem-máquina e o computador. Não podemos deixar de citar as três idéias básicas do sistema de realidade virtual:
• Imersão: todos os dispositivos sensoriais são importantes para o sentimento de imersão. Normalmente, usam-se objetos como capacetes de visualização e salas deprojeções das visões para auxiliar na imersão.
• Interação: esta idéia está relacionada com a capacidade do computador em detectar as entradas do usuário e modificar instantaneamente o mundo virtual e as ações sobre ele (capacidade reativa).
• Envolvimento: está relacionada com o grau de motivação para o engajamento de uma pessoa com determinada atividade, podendo ser passivo ou ativo.

2.1Categorias

A realidade virtual pode ser classificada nas seguintes categorias:

• Sistemas de imersão: aqueles que submergem ou introduzem o explorador de maneira estreita com o mundo virtual, mediante a utilização de sistemas visuais.
• Realidade virtual em segunda pessoa (unencumbered systems): envolve respostas em tempo real. O explorador vê a si mesmo dentro de cena, pois é colocado emfrente a um monitor no qual é projetada sua imagem somada a outra imagem utilizada como fundo ou ambiente (chromayed).
• Sistema de Telepresença: a imersão é percebida através de sons e respostas aos movimentos realizados no mundo real.
• Sistema Desktop: englobam as aplicações que mostram uma imagem 2D ou 3D na tela plana de um monitor de computador. O mundo virtual através de sua filosofia...
tracking img