Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS ESCOLAS PSICOLÓGICAS – ESTRUTURALISMO E FUNCIONALISMO
* Façamos uma distinção entre as Escolas Psicológicas do Estruturalismo e do Funcionalismo, visto que em muitos casos, ocorre uma indiferenciação entre suas funções e bases. Primeiramente iremos esclarecer alguns pontos relativos ao Estruturalismo.
* O ESTRUTURALISMO teve como expoente maior Titchener, discípulo de Wundtconsiderado o pai da Psicologia. Segundo o Estruturalismo a Psicologia é a ciência da consciência ou da mente, sendo que a última, ou seja, a mente, seria a soma total dos processos mentais. Para Titchener, cada totalidade psicológica compõe-se de elementos, sendo que a tarefa da Psicologia seria a de descobrir quais são os elementos, qual o verdadeiro conteúdo da mente e a maneira pela qual éestruturada. Titchener é adepto do paralelismo psicofísico, ou seja, distingue o físico da mente.
* De forma resumida, podemos dizer que os pontos centrais sugeridos por Titchener são: O OBJETO É A CONSCIÊNCIA, A RELAÇÃO MENTE X CORPO É O PARALELISMO, O MÉTODO É A INTROSPECÇÃO, EMBORA TAMBÉM DEFENDA O USO DA EXPERIMENTAÇÃO, E A QUESTÃO É DESCOBRIR " O QUE", " O COMO", E O " POR QUE" DE SEUS ELEMENTOS.O Estruturalismo procura entender a concatenação da unidade no todo.
* Falemos agora sobre o FUNCIONALISMO segundo o qual a consciência exerce uma actividade adaptativa e é também um instrumento destinado a ajustar a acção. Dito de outra forma, a consciência seria um instrumento destinado a resolução de problemas. O Funcionalismo teve William James com um de seus pioneiros.
* OFuncionalismo encara a Psicologia como sendo o estudo da vida psíquica, considerada como um instrumento de adaptação ao meio. Desta forma acredito que algumas das dúvidas relativas as propostas do Estruturalismo e do Funcionalismo, possam ter sido esclarecidas.

* Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/1718800-escolas-psicol%C3%B3gicas-estruturalismo-funcionalismo/#ixzz1dmrtqlPA

O ESTRUTURALISMO* O estruturalismo foi estabelecido por Edward Bradford Titchener, como a primeira escola americana de pensamento no campo da psicologia fundado em 1898. O estruturalismo tem por objecto de estudo a experiência consciente, Titchener definia a consciência como a soma das experiências acumuladas ao longo da vida, onde a mente envolveria o acumulo total desses processos. Ele se concentrou noestudo da estrutura da consciência, analisando-a em suas partes separadas, modificando assim o método introspectivo de Wundt, que foi seu mentor.
* A psicologia estrutural de Titchener é uma ciência pura, que não tem preocupações pragmáticas ou utilitárias, para ele a psicologia não se ocupa da questão da cura de “mentes enfermas”, o propósito dessa ciência seria apenas estudar a estrutura damente, o estruturalismo buscava leis gerais que abrangessem todas as mentes; o cientista então deveria manter-se livre de preocupações como o valor prático de sua obra. Assim a psicologia para esse sistema não se interessaria pelas diferenças individuais entre as mentes, estudando a mente humana de maneira generalizada.
* Os elementos básicos para o estudo da consciência estariam nassensações, imagens e nos estados afectivos; onde as sensações seriam os elementos básicos da percepção, ocorrem nos sons, nas visões, nos cheiros e em outras experiências evocados por objectos físicos do ambiente; as imagens são elementos de ideias e estão no processo que retracta e reflecte as experiências não concretamente presentes no momento, como a lembrança passada, os estados afectivos sãoelementos da emoção, estando presentes nas experiências como o amor, o ódio ou a tristeza.
* O método utilizado pelo estruturalismo é o da Introspecção, diferente da introspecção wunditiana que enfatizava o todo, Titchener enfatizava as partes – a introspecção é definida como um relato verbal baseado na vivencia.
|
* Influenciado pela doutrina do mecanismo, seus sujeitos eram considerados...
tracking img