Freio a tambor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Freio a tambor
Um freio de tambor consiste num tambor de ferro fundido contendo um par de sapatas semicirculares. O tambor está ligado à roda e gira solidário com esta de tal modo que, quando otambor diminui de velocidade ou pára, o mesmo acontece à roda. O atrito necessário para reduzir a velocidade do tambor provém da aplicação, pelo lado de dentro, de sapatas, que não rodam, mas estãomontadas num prato metálico fixo. Cada sapata é constituída por uma peça curva de aço ou liga metálica leve coberta por um revestimento ou guarnição resistente ao desgaste.
O princípio é o mesmo dofreio a disco. Quando o veículo está em movimento, acumula muita energia cinética. Para reduzir a velocidade ou imobilizá-lo é preciso dissipar essa energia. Os freios executam essa tarefa através doatrito de contato entre a lona das sapatas e o tambor. Ao aliviar o pedal de freio, as sapatas retornam à sua posição inicial através de molas que puxam elas para a posição de repouso. Toda aquelaenergia é transformada em calor, e depois o tambor troca de calor com o meio.
Na maioria dos freios de tambor, as sapatas são pressionadas de encontro ao tambor de rotação, graças a um dispositivoarticulado. Uma das extremidades de cada sapata está articulada num eixo, enquanto a outra pode ser movida por um excêntrico ou pelo fluído de freios impelido sob pressão para o interior dos cilindros dofreio da roda e proveniente do cilindro mestre.
Num dos sistemas hidráulicos, o cilindro da roda está fixo ao prato do freio e contém dois pistões que acionam as sapatas. Como alternativa, utiliza-seum só pistão no cilindro que pode mover-se no prato do freio. Quando os freios são aplicados, a pressão do fluído atua uniformemente sobre o pistão e a extremidade fechada do cilindro, obrigandoestes a separarem-se. Por sua vez, estas peças afastam as sapatas, de modo que as lonas se encostem no tambor.
Molas de retorno, de chamada ou de recuperação, que se distendem quando as sapatas estão...
tracking img