Freakonomics

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Livro
Freakonomics, o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta

Em um tempo em que estudantes e profissionais queixam-se do elevado grau técnico das discussões acadêmicas em Economia, surge um livro que busca, de maneira simples e irreverente, revelar as diversas possibilidades de aplicação da teoria econômica. É principalmente por esta razão que o lançamento do livroFreakonomics: o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta, de autoria de Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner deve ser saudado.
Recentemente, ocorreram esforços semelhantes ao dos autores. Por exemplo, o livro Sexo, drogas e Economia, de Diane Coyle (São Paulo: Futura, 2003), equivale a uma tentativa de apresentar uma introdução didática a temas pouco convencionais vistos sob o prisma da CiênciaEconômica. Apesar desse texto possuir um certo apelo em certos trechos, pelas sugestões de aplicações criativas que fornece, não equivale a uma obra com o mesmo grau de articulação que Freakonomics.
À primeira vista, pode parecer que as situações abordadas por Levitt e Dubner beirem o trivial e tenham pouca importância em termos práticos. Entretanto, esta visão revela-se como enganosa a partir daleitura das primeiras páginas do livro. Além de seguirem uma linha agora tradicional em Economia – a de aplicar princípios econômicos às mais variadas situações da vida cotidiana, tradição esta iniciada por economistas como Gary Becker – os autores preocupam-se em confrontar explicações baseadas na chamada "sabedoria convencional". Este último termo é usado ao longo do texto para denotar idéiassimples, convenientes e confortadoras, geralmente aceitas pela maior parte da sociedade, mas que não são necessariamente verdadeiras. Na verdade, essa definição do termo já fora empregada décadas antes por John Kenneth Galbraith, no seu conhecido livro A sociedade afluente (São Paulo: Pioneira, 1987 [edição original de 1958]. De certa forma, o fato dos autores basearem-se nos ensinamentos de autorescom visões de mundo tão distintas como Becker e Galbraith apenas demonstra seu forte ecletismo intelectual.
Mas também se engana quem achar que a variedade inerente aos autores fica limitada a suas fontes. Tanto os tópicos abordados ao longo do livro quanto as formas de abordagem empregadas variam enormemente. Freakonomics é, por si só, uma exposição didática de algumas das mais interessantescontribuições em termos de Economia aplicada feitas nos últimos anos. O foco principal do livro são as contribuições do próprio Levitt, recipiente da Medalha Clark em 2003, um prestigioso prêmio acadêmico dado a economistas norte-americanos abaixo dos quarenta anos de idade. Assim como outros economistas laureados com essa premiação, Levitt tem como uma de suas principais características acriatividade, enxergando aplicações surpreendentemente simples de princípios econômicos aos mais variados fenômenos cotidianos (Dubner, Stephen J. The economist of odd questions: inside the astoningshingly curious mind of Steven D. Levitt. Documento disponível na Interntet: http://www.stephenjdubner.com/journalism/economist.html. e Magalhães, Matheus A. de. Criatividade em Economia: um guia idiossincrático,mimeo, fev. 2004). Ao longo da exposição relacionando algumas de suas contribuições, o leitor vai tendo contato gradual com contribuições adicionais de outros autores, que vão desde a análise econômica da criminalidade até explicações relacionadas ao baixo rendimento de crianças negras na escola, por exemplo.
Os autores iniciam o primeiro capítulo do livro tratando de um tema bastante atual: asorigens da corrupção. Para tanto, exploram o papel fundamental dos incentivos e como esses podem, muitas vezes, acabar induzindo à trapaça nas mais diversas ocasiões. Os autores expõem distintas situações onde a corrupção pode estar presente. Por exemplo, devido a políticas educacionais mais exigentes, um professor do ensino fundamental pode decidir modificar as notas de seus alunos em testes...
tracking img