Freakonomics

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Freakonomics - O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta
Resumo:
O livro é uma análise da aplicação dos estudos da economia de uma forma inusitada, inserindo-os em fatos do nossodia-a-dia numa tentativa de ilustrar como o conhecimento da ciência econômica pode ser crucial para entender e solucionar os diversos problemas que enfrentamos como sociedade.
O próprio nome Freakonomics -que quer dizer algo como "economia excêntrica", A obra defende teses polêmicas, entre elas a de que a legalização do aborto seria a grande responsável pela redução das taxas de criminalidade nosEstados Unidos.
Apesar de em Freakonomics seguir uma tendência tradicional atualmente em Economia, que é a de aplicar princípios econômicos às mais variadas situações da vida cotidiana, o livro nãofica limitado somente a isso.
Ao longo destes seis capítulos, os autores respondem as perguntas centrais como: “O que professores e os lutadores de sumô têm em comum?” (cap. 1); “Em que a Ku Klux Klanse parece com um grupo de corretores de imóveis?” (cap. 2); “Por que os traficantes continuam morando com as mães?” (cap. 3); “Onde foram parar todos os criminosos?” (cap. 4); “O que faz um pai serperfeito?” (cap. 5); “Uma Roshanda seria tão doce se tivesse outro nome?” (cap. 6); através de termos técnicos de economia, mas com uma abordagem bem didática, contrariando a todos nós leitores queprofessores e os lutadores de sumô têm em comum o fato de trapacearem. Já a Ku Klux Klan e os corretores de imóveis, têm em comum o fato de se basearem no monopólio da informação. Já os traficantescontinuam morando com suas mães porque, se não são chefões da droga, ganham mal e não têm como se sustentar. E a criminalidade diminuiu, nos anos 90, segundo as suas afirmações no livro, porque nos anos 70foi aprovada uma lei em favor do aborto na maior parte dos estados norte-americanos, depois de um caso rumoroso e não porque a polícia se aparelhou e/ou treinou melhor, nem porque foram aplicadas...
tracking img