Resumo freakonomics

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE POSITIVO
ESCOLA DE NEGÓCIOS
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

THOMAS LOTHAR SCHMIDT

FREAKONOMICS
O LADO OCULTO E INESPERADO DE TUDO QUE NOS AFETA

CURITIBA
2011
THOMAS LOTHAR SCHMIDT

FREAKONOMICS
O LADO OCULTO E INESPERADO DE TUDO QUE NOS AFETA

Trabalho apresentado junto ao curso de Fundamentos de Administração da Universidade Positivo, como requisito parcial para aprova bimestral

DOCENTE: Prof. Dr. Marco Aurélio Cercal

CURITIBA
2011

RESUMO
O livro Freakonomics fala sobre economia, mas não na maneira tradicional. Ele procure o que acontece a superfície da vida moderna e revela o que acontece por debaixo dela. O autor está buscando cenários e examinando-os somente através de dados, mas de uma maneira totalmente diferente ao que seria consideradocomum. Sendo assim a meta do livro é explorar o lado oculto de tudo que nos afeta.

1. O que os professores e os lutadores de sumô têm em comum?

O tema central deste capítulo é sobre trapaça, como o ser humano reage sobre incentivos. Os incentivos não surgem espontaneamente, alguém tem que criá-los. Este é o elo entre os professores e os lutadores de sumô.
O governo tornouobrigatório os provões, oferecendo incentivos através das notas dos alunos. As escolas podem perder subsídios. Os professores podem ser demitidos ou promovidos ou até serem recompensados financeiramente. Assim os professores começaram trapacear, pois conseguiram através de diversos meios a fraudar os provões para obter os incentivos.
O mesmo aconteceu com os sumôs. Os incentivos que o governo mantém é queo lutador que tém uma posição bom no ranking, tem todas as mordomias possíveis. Devido esse fato uma boa posição é sempre cobiçada entre os sumôs. Alguns sumôs que já tinham uma certa posição entregaram a luta aos outros que pretendiam entrar.
Analisando os fatos, o autor entende que pessoas são corruptas, quando alguém não está olhando o que ela faz.

2. Em que a Ku Klux Klan se parece comum grupo de corretores de imóveis?

Os corretores hoje detêm total informação quanto ao seu mercado, somente eles conseguem nos passar os dados que precisamos para comprar ou vender imóveis. Os seus clientes ficam em suas mãos e aceitam qualquer negócio sem a posse das informações necessárias.
E como a Ku Klux Klan entra neste contexto? A Ku Klux Klan, uma seita com preconceitosraciais, tinha vários seguidores que pagavam taxas para ficar nessa organização. Um jornalista que sempre foi contra preconceitos e quis combater essa seita, entrou nela como espião e conseguiu diversas informações. Ele descobriu que muitos membros não estavam lá por ideologia mas sim por ter algum lugar para ficar longe de casa. Muitas dessas pessoas não tinham instrução e eram enganadas comfacilidade.
Assim o jornalista utilizou destas informações para zombarias e logo a Klan perdeu força e começou a afundar. Isso aconteceu pois ele percebeu o poder da informação. A Ku Klux Klan foi um grupo cujo poder resultava na sonegação de informações, semelhante dos corretores de imóveis. Se um grupo não encontra-se em poder de informações, boa parcela da superioridade do grupo vira pó.

3. Porque os traficantes continuam morando com as mães?

Um universitário, Ph.D em sociologia, queria entender como os jovens formam suas identidades. Assim ele fez entrevistas em bairros pobres de negros em Chicago. Entre suas entrevistas acabou de conhecer traficantes de crack e passou seis anos vivendo entre eles. Um dia ele acabou recebendo um livro com toda a contabilidade desta gangue.Com base dessas informações ele responde a pergunta do capítulo, se os traficantes ganham tanto dinheiro, por que ainda moram com as mães?

Eles não ganham muito e não lhes resta alternativa senão morar com as mães. Somente os chefões ganhavam bem. Os 120 chefões da gangue, mais ou menos 2,2% do total de membros, embolsavam bem mais do que a metade dos lucros. Portanto é preciso estar bem...
tracking img