Forjamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA ENSITEC




PROCESSOS DE FORJAMENTO















CURITIBA, 2012.


FRANKLIN ROGÉRIO SCHIAVO
WESLEY RIBAS PINTO










PROCESSOS DE FORJAMENTO

TRABALHO APRESENTADO COMO REQUISITO PARCIAL À OBTENÇÃO DE NOTA NA DISCIPLINA DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM FABRICAÇÃOMECÂNICA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA ENSITEC.


















CURITIBA, 2012.




FORJAMENTO





De acordo com FRANCO (1977) define forjamento como, conformação mecânica de um metal por meio de aplicações intermitentes de pressão. Essa aplicação é realizada a quente na maioria dos casos, mas também pode ser realizada a frio. Segundo FRANCO (1977), existe váriosprocessos de forjamento entre os quais três são os mais importantes, forjamento por martelamento, forjamento a quente em matriz e forjamento em prensas (ilustrados na figura 1).



Figura 1:
[pic][pic][pic]


Forjamento por martelamento Matriz para forjamento Prensas hidráulicas



A tensão, conforme SHAEFFER (2006) é definida comosendo a razão entre a força (f) e a secção (a) correspondente t= f / a.

Conforme SCHAEFFER (2006), a deformação global ou localizada em uma determinada região da peça deve ser calculada pela deformação verdadeira (ou de engenharia) e não pela relativa (E) como é comum na mecânica técnica convencional.



Segundo SCHAEFFER (2006) é importante observar, que nos processos deconformação mecânica o volume do corpo durante o processo de deformação não se altera, através da Lei da constância de volume pode-se demonstrar que a soma das três deformações é sempre igual á zero.

A tensão de escoamento é um dos parâmetros fundamentais do processo de forjamento, o conhecimento desse parâmetro para materiais a serem conformados torna-se imprescindível para quantificar a força,trabalho, preenchimento da ferramenta, desgaste da ferramenta, tensões na ferramenta. As curvas de escoamento são construídas através de testes mecânicos (compressão do cilindro), compressão plana, torção e tração, para pequenas deformações. Os testes são realizados em diferentes temperaturas e diferentes velocidades de deformação e normalmente em função da deformação. As curvas de escoamento após asua obtenção física, podem ser descritas através de uma expressão de escoamento.



Conforme SCHAEFFER (2006) define controles de parâmetros no processo de forjamento:

• Minimizar concentrações de tensões no ferramental (eliminando o desgaste prematuro das matrizes).


• Conhecer o aumento pontual de temperatura internamente nas peças, (que pode ser a origem de defeitosmicroestruturais).


• Otimizar raios e ângulos beneficiando um preenchimento ideal da gravura.


• Prevenir defeitos ainda no estágio de projeto (dobras, trincas, etc.).


Conhecer a microestrutura originada após a deformação.









Forjamento a frio


De acordo com SCHAEFFER (2006), o forjamento a frio ocorre na temperatura ambiente onde é efetuadaa fabricação de componentes com grande precisão dimensional. Todos os materiais que apresentam uma determinada ductilidade a temperatura ambiente pode ser deformado a frio. O processo a frio passa a ter vantagens econômicas dependendo do volume de material e de quanto à peça forjada se aproxima em geometria da peça pronta.
Vantagens do processo de forjamento a frio: Menor quantidade dematéria prima requerida; redução ou eliminação de operações subsequentes; obtenção de formas especiais; produtividade; precisão dimensional; bom acabamento superficial.
Desvantagens do processo de forjamento a frio: Necessita de prensa de maior capacidade; pressões elevadas na ferramenta; necessidade de recozimento intermediário para obter-se grandes deformações; tempo de preparação da...
tracking img